As tradições de Natal do Tempojunto


Em novembro de 2014, primeiro ano do blog, eu escrevi o post Faça um primeiro Natal mágico para o seu bebê. Desde então, eu e a Patcamargo fazemos posts para falar sobre as tradições de Natal das nossas famílias. E a cada ano reforçamos a nossa crença do quanto é oportuno usar as festas de final de ano para criar memórias que as crianças vão levar para toda vida.

Brincadeiras e tradição: o fim do ano é um excelente momento de tempo junto

Eu não vou contar nada novo no post de hoje. Mas esta é a ideia: para virar tradição, as brincadeiras e atividades se repetem ano a ano. A consistência gera a antecipação. Fica nas crianças aquele gostinho de fazer, de novo, algo especial. Eu simplesmente amo o fato de que, agora, a Carol já vira para mim e fala e aí, mamãe, que dia vamos começar a fazer as atividade de Natal?

Mas que tradições de Natal estamos falando?

Eu e a Patcamargo temos várias.

1. Agradecer juntos – lembrar das coisas que realmente importam. A Patcamargo faz isso de um jeito muito foto com o cofre de coisas importantes.

Caixa coração
2. Montar um Calendário do Advento – este ano a Patcamargo já publicou um post ótimo com vários exemplos de como montar o seu calendário em casa. Com ele você faz uma contagem regressiva para o Natal e coloca uma atividade diferente para ser feita a cada dia.

Tradicao de Natal que vira brincadeira e cria lembrancas incriveis para as criancas_calendario-pronto
3. Reunir a família para montar a árvore de Natal – este é um momento especialmente marcante aqui em casa, já que a nossa árvore é enooorme. Veja como começa a mesa. E olha como termina a árvore? O melhor são as ajudantes. A família toda se envolve e se diverte. Gabi fez questão de colocar a estrela no topo!

As tradições de Natal do Tempojunto_12.45.30_20.56.53_20.58.18_montagem-carol-e-gabi-natal

4. Fazer um enfeite para árvore de Natal – esta é uma tradição que eu comecei em 2014 e vai para o seu terceiro ano. Eu e as meninas sentamos para fazer um enfeite novo para a nossa árvore. Em 2014 foi o boneco de neve de palito de picolé, em 2015, a árvore de feltro (vou mostrar com detalhes na semana que vem) e este ano está previsto uma árvore de palito de picolé. Fazer o enfeite é uma das atividades do nosso calendário do advento.

ideias de artesanato de natal para fazer em casa - boneco de neve

5. Tirar fotos com Papai Noel – se as filas do shopping permitirem, é claro rsrsrs. A deste ano a gente já tirou com a Gabi!

As tradições de Natal do Tempojunto_23.29.46_Gabi-com-o-papai-noel

6. Assistir filmes de Natal – quer opções, confirma a lista dos Melhores filmes de Natal segundo o Disneybabble.uol.com.br.

7. Ler histórias de Natal – aproveite para ir numa livraria e procure algum livro que apresente os verdadeiros valores do Natal.

livros com historia do Natal

8. Doar brinquedos antigos em bom espaço de conservação – para que as crianças tenham o consumo consciente e a solidariedade entre os seus valores, é bom usar o Natal para fazer uma reflexão sobre os brinquedos que pode ser doados. Mais vale promover um natal feliz para uma criança carente do que ficar dentro do armário.

9. Brincadeira da família para a noite de Natal – se precisar de inspiração, temos o post perfeito: 10 ideias de brincadeiras de Natal.

As tradições de Natal do Tempojunto_22.13.14_patmarinho-abracando-a-carol

10. Sair para passear e ver a decoração de Natal da sua cidade – esta é uma que vamos começar oficialmente este ano, graças à Gabi.

Você conhecer mais detalhes destas tradições no post que eu mencionei no primeiro parágrafo ou no post Brincadeiras e tradição: o fim do ano é um excelente momento de tempo junto.  Espero que elas ajudem você a transformar o final de ano numa época ainda mais especial para as crianças.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

4 Comments

Add yours
  1. 3
    Ana

    O clima do Natal aqui em casa também é o nosso preferido. Já temos nossas tradições de montar juntos a árvore, fazer cartões de Natal para os avós e tios (e enviar pelo correio), sair para ver as decorações de Natal (em shopppings e ruas – muitas fotos sempre) e com certeza a nossa preferida é assistir juntos os filmes de Natal (Meu Papai é Noel 1,2 e 3 e Operação Presente são demais). Adoro as postagens de voces!!

+ Leave a Comment