
Brincar de massinha e objetos da casa
Uma das atividades preferidas da Gabi é brincar de massinha. Já postei um monte de posts com maneiras diferentes de brincar (com macarrão, com brinquedos, com canudo) e o melhor é que continuam aparecendo outras. Hoje vou mostrar como misturar massinha e objetos da casa podem render um tempo junto maravilhoso com as crianças.
Você planeja as suas brincadeiras com as crianças?
Como eu e a Patcamargo agora transformamos o brincar com os nossos filhos na nossa profissão, certamente somos ponto fora da curva. De qualquer maneira, sempre tivemos em comum o hábito de gastar um tempinho para planejar nossos dias com as crianças. Com um pouco de planejamento, até o brincar fica mais fácil. Temos vários posts sobre o assunto, inclusive um com dicas de como planejar a rotina do bebê. Assim a gente consegue fazer mágica com o nosso tempo.
Uma das etapas do planejar, é sempre pesquisar (e guardar) referências de brincadeiras interessantes. Temos mais de 5600 pins organizados em 60 painéis no Pinterest do Tempojunto. É de lá que saem as ideias que recheiam os nossos posts de inspiração para o final de semana, como o 10 maneiras de brincar de massinha.
Foi deste post que eu guardei a ideia de usar os objetos da casa, junto com a massinha, para fazer um cantinho para estimular a criatividade da Gabi.
Esses foram os objetos que eu reuni.
A brincadeira começou de um jeito que eu não esperava, com a Gabi me perguntando o que era cada um dos objetos. Olha o dedinho apontando um por um!
Pena que não dá para ouví-la falando “como chama esse mamãe?”. Um maneira maravilhosa de ampliar o vocabulário da criança.
Em seguida a Gabi resolveu brincar de nomear as cores da massinha… Em inglês, porque ela tem aula na escola. Lá foi o dedinho, de novo, apontando um por um.
Só depois é que “começou” a brincadeira que eu tinha planejado, que era de fazer carimbo com os objetos na massinha. Coloquei o começou entre aspas, porque toda a interação que a Gabi teve com o cantinho, antes disso foi tão ou mais importante que a atividade em si. E ela só teve esse proveito todo porque eu não comecei dizendo como ela deveria brincar e nem impus um limite de tempo para a brincadeira. Assim como não tinha necessariamente um jeito certo de brincar.
O primeiro objeto escolhido pela Gabi foi a colher de mel.
Ela chegou a carimbar com ele, mas logo o batedor de claras chamou a sua atenção. Ainda mais quando ela se deu conta de que o efeito do batedor na massinha era a forma de um caracol!
E daí foi um carimbar sem fim!
Sente a satisfação da criança com o resultado!
Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!
Boa tarde! Tenho um bebê de 9 meses e 20 dias. Gostaria de sugestões pra brincar com ele e estimula-lo mais, pois o Pedro é muito esperto mas nesta fase tudo vai a boca. Obrigada! Beijos. Adoro tempo junto.
Olá Aline,
A gente tem um monte de conteúdo para crianças nesta fase. Se você colocar “atividades para bebês de 6 a 12 meses” no campo de busca do blog, o resultado da busca vai aparecer. Seguem dois links para começar.
http://www.tempojunto.com/2015/02/22/10-brincadeiras-para-bebes-de-6-a-12-meses/
http://www.tempojunto.com/2014/09/11/atividades-para-bebes-de-6-12-meses-garrafas-sensoriais/
Divirta-se!