Brincar de massinha e objetos da casa


Uma das atividades preferidas da Gabi é brincar de massinha. Já postei um monte de posts com maneiras diferentes de brincar (com macarrão, com brinquedos, com canudo) e o melhor é que continuam aparecendo outras. Hoje vou mostrar como misturar massinha e objetos da casa podem render um tempo junto maravilhoso com as crianças.

Você planeja as suas brincadeiras com as crianças?

Como eu e a Patcamargo agora transformamos o brincar com os nossos filhos na nossa profissão, certamente somos ponto fora da curva. De qualquer maneira, sempre tivemos em comum o hábito de gastar um tempinho para planejar nossos dias com as crianças. Com um pouco de planejamento, até o brincar fica mais fácil. Temos vários posts sobre o assunto, inclusive um com dicas de como planejar a rotina do bebê. Assim a gente consegue fazer mágica com o nosso tempo.

Como organizar uma rotina de brincadeiras para bebês - lista na geladeira

Uma das etapas do planejar, é sempre pesquisar (e guardar) referências de brincadeiras interessantes. Temos mais de 5600 pins organizados em 60 painéis no Pinterest do Tempojunto. É de lá que saem as ideias que recheiam os nossos posts de inspiração para o final de semana, como o 10 maneiras de brincar de massinha. 

10 brincadeiras com massinha - capa

Foi deste post que eu guardei a ideia de usar os objetos da casa, junto com a massinha, para fazer um cantinho para estimular a criatividade da Gabi.

Esses foram os objetos que eu reuni.

Brincar de massinha e objetos da casa_7206_materiais

A brincadeira começou de um jeito que eu não esperava, com a Gabi me perguntando o que era cada um dos objetos. Olha o dedinho apontando um por um!

Brincar de massinha e objetos da casa_7208_7209_Gabi-apontando

 

 

 

Pena que não dá para ouví-la falando “como chama esse mamãe?”. Um maneira maravilhosa de ampliar o vocabulário da criança.

Em seguida a Gabi resolveu brincar de nomear as cores da massinha… Em inglês, porque ela tem aula na escola. Lá foi o dedinho, de novo, apontando um por um.

Brincar de massinha e objetos da casa_7212_7213_gabi-apontando2

 

 

Só depois é que “começou” a brincadeira que eu tinha planejado, que era de fazer carimbo com os objetos na massinha. Coloquei o começou entre aspas, porque toda a interação que a Gabi teve com o cantinho, antes disso foi tão ou mais importante que a atividade em si. E ela só teve esse proveito todo porque eu não comecei dizendo como ela deveria brincar e nem impus um limite de tempo para a brincadeira. Assim como não tinha necessariamente um jeito certo de brincar.

O primeiro objeto escolhido pela Gabi foi a colher de mel.

Brincar de massinha e objetos da casa_7215_gabi-amassando-massinha

Ela chegou a carimbar com ele, mas logo o batedor de claras chamou a sua atenção. Ainda mais quando ela se deu conta de que o efeito do batedor na massinha era a forma de um caracol!

Brincar de massinha e objetos da casa_7216_massinha-caracol

E daí foi um carimbar sem fim!

Brincar de massinha e objetos da casa_7223_7224_7226_gabi-amassando-e-resultado

Sente a satisfação da criança com o resultado!

Brincar de massinha e objetos da casa_7230_gabi-se-divertindo_e_repost_facebook

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Aline

    Boa tarde! Tenho um bebê de 9 meses e 20 dias. Gostaria de sugestões pra brincar com ele e estimula-lo mais, pois o Pedro é muito esperto mas nesta fase tudo vai a boca. Obrigada! Beijos. Adoro tempo junto.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.