Massinha e canudos para brincar com seu bebê


A Gabi está crescendo e com isso a natureza das brincadeiras que faço com ela vai mudando também. Já falei várias vezes no blog sobre atividades que são boas para desenvolver a concentração e para estimular o movimento de pinça, que vai ser fundamental para desenvolver a escrita mais adiante. Teve, por exemplo, o post da atividade com cotonete, o dos pompons e a garrafa, e do brinquedo feito em casa. Hoje quero mostrar que bastam poucos materiais, como massinha e canudos, para fazer uma brincadeira muito legal com os pequenos.

Funciona assim. Primeiro você pega alguns canudos e corta cada um em 3 ou 4 pedaços.

Depois você reúne alguns pedaços de massinha e prepara um cantinho para o seu bebê brincar. Você pode, ou não, deixar a brincadeira iniciada para dirigir um pouco a atividade. Em geral, eu apenas coloco o material na mesa e deixo a Gabi inventar o que fazer, afinal, o mais importante do brincar não é o resultado final, mas sim o percurso feito pela criança, ainda mais quando são tão pequenas.

No entanto, neste dia resolvi colocar alguns pedaços do canudo já espetados na massinha.

Massinha e canudos para brincar com seu bebê - material

Chamei a Gabi para brinca e ela logo sacou a brincadeira.

Massinha e canudos para brincar com seu bebê - botando o canudo

É interessante que, no caso da Gabi, o que ela mais gosta de fazer é tirar e não colocar os objetos. Isso vale para tudo quanto é atividade, incluindo a do pompom no contact ou a do feltro no contact.

Massinha e canudos para brincar com seu bebê - tirando o canudo

O fato é que ao longo do tira e põe Gabi desenvolve uma série de habilidades também importantes como a coordenação olho/mão e o movimento de pinça.

Massinha e canudos para brincar com seu bebê - concentração

Massinha e canudos para brincar com seu bebê - pinça

E de quebra ainda brincou de fazer cobrinha de massinha antes de se cansar 🙂

Gostou? Toda terça e quinta os posts são sobre minhas atividades com a Gabi. Se quiser acompanhar tudo, assine nossa newsletter semanal.

3 Comments

Comente
  1. 1
    Denise

    Olá! Tudo bem? Qual é a idade da Gabi? Ela não “come” a massinha? Minha bebê tem 11 meses, você acha que tudo bem apresentar essa atividade a ela? Parabéns pelo site. Um forte abraço.

    • 2
      tempojunto

      Oi Denise! Obrigada 🙂 Gabi tem 1 ano e 7 meses e não come a massinha não. A fase de levar tudo a boca já passou. A gente foi falando sobre o que podia ou não ir para a boca e ela foi aprendendo. Sobre a idade certa de apresentar, depende muito de você. As atividades que proponho são para ser feitas sempre com supervisão. Ou seja, se você vai ficar junto e ela segue o seu comando de não levar determinada coisa a boca, pode apresentar sem problema. Se não, espere mais um pouco ou faça massinha em casa (tem a receita no blog), por que se ela levar alguma coisa a boca, não causará maiores problemas. Ok?

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.