As 10 melhores brincadeiras para crianças de 10 anos ou mais


Você também já ouviu por aí o discurso de que as crianças estão brincando menos? Pois saiba que as crianças não deixaram de gostar de brincar. Pelo contrário! O que acontece é que elas estão com menos tempo disponível na agenda para brincar. E uma boa parcela de responsabilidade por isso é dos pais, que não criam as condições para que a brincadeira aconteça.

Até completar 12 anos, nossos filhos são oficialmente crianças e precisam de atividades lúdicas para se desenvolverem plenamente. Acredite: se você oferece alternativas, a brincadeira vai acontecer. Aqui em casa eu tenho uma filha de 11 anos e a gente vive brincando. É uma delícia! Tanto que separei para o post de hoje uma retrospectiva com as 10 melhores brincadeiras para crianças de 10 anos ou mais. Bóra conferir?

Gincana

Eu tenho 13 sobrinhos, sendo que a mais velha tem 27 anos. Sempre que estão todos reunidos, uma coisa que agrada a todos eles, inclusive os que já são adultos mas não perderam o gosto por brincar, é preparar uma gincana. Nesse post você vai encontrar várias dicas de atividades para organizar uma gincana que criança grande nenhuma vai botar defeito, como o pique sino da foto abaixo

2. Acerte o alvo com esponja

Uma das dicas de para atrair crianças grandes é encontrar um jeito diferente de brincar de jogos tradicionais. Um acerte o alvo fica com a cara completamente nova quando jogado com esponja molhada.

3. Jogar Dados

Taí outra dica ótima: jogar dados! Você pode colocar os dados na bolsa em brincar em qualquer lugar?

4. Jogar cartas

Ao longo do ano, nós publicamos vários posts com dicas de jogos de cartas. Um dos nossos preferidos é Mexe-Mexe, você conhece?

5. Paredão

Já falamos de cartas, dados, hora de dar uma dica de um jogo com… bola! Paredão é legal porque mesmo a criança que acha que não tem muita habilidade para esportes pode jogar.

6. Fazer geleca ou amoeba

Uma outra coisa que faz o maior sucesso com a Carol e suas amigas é fazer receitas de amoebas e slimes!

7. Código secreto

Mais uma dia de jogo de duplas, desta vez usando lápis e caneta. No Código Secreto, o desafio é ver quem decifra o código de números em menos etapas. Ótimo para estimular o raciocínio lógico das crianças.

8. Nimbi

Já o Nimbi é um jogo de estratégia que usa palitos de dente. Ganha quem consegue tirar o último palito.

9. Cabana no quintal

Ah! Nada como uma boa farra! Que tal separar um lençol velho para fazer uma barraca no quintal?

10. Escalar parede

E porque o melhor de ser criança, é simplesmente ser criança, bóra escalar parede!

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

2 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Marta Ines

    Vou começar a experimentar as sugestões, dadas, depois dou minha avaliação. Motivo: preocupação com os netos (10 e 12 anos), que não saem do celular … Por hora, obrigada.

    • 2
      Poliana Marques

      Olá, Marta, na área de categorias do nosso site, no canto direito, você pode selecionar a categoria “Já sou grande (7+ anos)”. Dá uma olhada! Outra dica interessante são os nossos vídeos no canal do Youtube. Tem os vídeos do SOS Criança em que respondemos perguntas que recebemos de pais, mães e educadores. Lá tem outras dicas também! Depois conta se você gostou.

+ Deixe seu comentário