Brincadeiras para fugir do frio


Este país é tão grande que nem dá para dizer que todo mundo passa frio no meio do ano porque tem um monte de lugar sem inverno, né? (Ah, que saudade do Nordeste!). Pois mesmo para quem não tem que ter na manga uma lista de brincadeiras para fugir do frio, é sempre bom saber o que fazer nos dias em que simplesmente não dá para sair de casa.

Quando brincar em casa pode ser um programão

Não sei se você já percebeu, mas todos os posts aqui do blog são divididos por categoria. Se você entra no campo de busca do site pelo celular, você vê alguma delas bem claramente.

Por exemplo, separamos nossas brincadeiras por local: ao ar livre, cozinha, em casa, nas piscina, na praia, na sala de espera, no restaurante. Também fazemos uma separação pode situação: dia de chuva, dia de sol, em silêncio, fazendo compras, ideal para festa, na viagem, e quando visito alguém.

Quando você entra na categoria “Dia de Chuva” por exemplo, encontra diversas ideias de brincadeiras para fugir do frio. Foi de lá que tirei a lista de ideias que estão no post de hoje.

Para Crianças Pequenas

Minha dica é usar fita crepe e transformar o piso da sala num tabuleiro de jogos.  Você pode fazer:

um jogo de formas geométricas

Um brincadeira para ensinar formas geométricas para os pequenos - a sala ficou assim

o jogo do caminho

Jogo de movimento para crianças pequenas - Gabi andando nas fitas

Ou você pode trocar a fita crepe pela cartolina e fazer um jogo de encaixe caseiro, usando blocos de montar, por exemplo.

Como fazer um jogo de encaixe para as crianças - gabi chegando

Outra dica é fazer brinquedos com materiais não estruturados com os olhadores especiais aí da foto.

Brinquedos de materiais não estruturados - gabi com o binoculo colorido

Para crianças grandes

Aí temos alguns caminhos. Minha primeira sugestão é explorar as diferentes maneiras de brincar de desenhar que temos aqui blog. Boa parte delas está no post 10 maneiras de brincar de desenhar. Mas tem outras mais recentes como o desenho com objetos.

Vamos estimular a criatividade das crianças - desenho pronto

Outra coisa que sempre funciona aqui em casa, apesar de dar um trabalhinho para fazer as pistas, é uma boa caça ao tesouro!

Como fazer uma Caça ao Tesouro para divertir as crianças - pistas

Brincadeiras simples como um bom jogo de tabuleiro ou fazer fila de dominós para derrubar, também funcionam. Você pode até brincar de fazer o seu próprio jogo de tabuleiro ou aproveitar uma das maneiras que a gente ensina de fazer um twister caseiro, que nem esse da nossa leitora Raquel Rubio Noel.

Faça em casa o jogo do Twister - Raquel brincando

Para terminar, a gente sempre pode envolver as crianças de todas as idades numa deliciosa brincadeira de massinha ou na tarefa de montar uma cabana para toda a família. Não faltam ideias de como fazer uma no post 10 maneiras de fazer uma cabana em casa.

10 maneiras de fazer uma cabana em casa - cabana de guarda chuva

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

 

2 Comments

Comente
    • 2
      Patrícia Marinho

      Que bom Amanda! E obrigada pelo interesse em fazer parte da nossa lista. Eu acabei de fazer o seu cadastro e já na semana que vem você receberá a nossa newsletter. Geralmente mandamos às terças-feiras, com um resumo da semana anterior.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.