Brincadeiras para unir irmãos de idades diferentes


Se você está procurando por brincadeiras para unir irmãos de idades diferentes, é porque se preocupa em não deixar a diferença de idade ser um problema no relacionamento entre irmãos. Aqui em casa, a diferença entre minhas filhas é de 7 anos e meio. Por enquanto, é lógico que essa diferença afeta os interesses comum. Mas considerando o tanto que sou amiga da minha irmã, que é 11 anos mais velha do que eu, sei que em alguma momento os 7 anos e meio não farão diferença nenhuma! Por enquanto, bóra procurar brincadeiras que estimulem a união entre elas.

Que brincadeiras eu já fiz até hoje?

No primeiro post que eu fiz para mostrar a relação entre irmãos de idades diferentes, a Gabi ainda era bebê e o título dos post sobre reunir bebês e crianças grandes. Mais tarde, já escrevi outros, como Mais 7 brincadeiras para fazer entre irmãos de idades diferentes.

Agora a Gabi já tem 4 anos e tenho 7 dicas  novas para apresentar!

  1. Bobinho

Olha que legal! Outro dia foi a fez da Gabi propor brincadeiras para fazer junto com a irmã. Foi dela a ideia de brincar do tradicional jogo de bobinho em que pelo menos duas pessoas ficam passando a bola uma para outra e quem está no meio, o bobinho, precisa pegar.

2. Estátua Musical

Uma pessoa coloca a música para tocar. Todos os participantes começam  dançar. Quando a música parar, tem que fazer uma estátua. Quem se mexer perde.

3. Percurso de corrida

Nessa brincadeira, você aproveita um dia no parque ou no play para propor um percurso de corrida. No dia da foto, Carol estava de patins e a Gabi de motoca. A Carol sugeriu um determinado percurso que ambas deveriam fazer. Quem chegasse primeiro no balanço seria o vencedor. O percurso incluiu coisas como dar duas voltas na pilastra, subir a escada, descer o escorrega e por aí vai.

4. Brincar de boneca

Não vamos esquecer das brincadeiras tradicionais, como brincar de boneca!

5. Gangorra

Outra tradicional , só que na pracinha: brincar na gangorra! Com a minha ajuda, dá até para colocar a Carol de castigo no alto!

6. Siga o Mestre

Mais uma brincadeira da infância de todos nós que funciona para unir irmãos de idades diferentes: Siga o Mestre! Lembra disso? Uma pessoa é o mestre que dá ordens, como  “Pule em um pé só” ou “dê uma voltinha”, e o restante precisa obedecer.

 


7. Projeto de artes

No exemplo da foto, que é um pouco antigo, as duas estavam juntas fazendo o projeto de pintar um banco de madeira. Mas poderia ser qualquer outra coisa. Lembra quando as duas resolveram transformar o papelão em um tapete voador? É por aí.

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

2 Comments

Comente
  1. 1
    joselio c lima

    sao brincadeiras perfeitas e auto estima e 99 porcento para o equilibrio de nossas emoçoes. esse projeto de voces baseado no altruismo é nota dez.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.