Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes


Quem acompanha o blog, ou leu o texto Sobre, sabe que minhas duas filhas nasceram com 7 anos de diferença. Elas seriam praticamente duas filhas únicas se, aos poucos, eu não estivesse encontrando brincadeiras que podem ser feitas pelas duas juntas tranquilamente. E elas inventam também. Eu já fiz um post sobre reunir bebês e crianças grandes nas mesmas atividades e hoje gostaria de dar mais 7 dicas de brincadeiras para irmãos de idades diferentes.

1. Jogar bola

Trata-se de uma ótima brincadeira, porque as duas curtem e ainda desenvolve a coordenação motora grossa da Gabi. Elas brincam de jogar a bola de uma para outra com as mãos e agora também com os pés

Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes_jogando bola

2. Fazer bolha de sabão

Esta é um curinga que funciona sempre, tanto em casa quanto em programas ao ar livre. A Gabi vibra tentando pegar a bolinha e a Carol fica amarradona acompanhando a reação dela.

Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes_bolinha de sabao

3. Balançar (e escorregar)

Nada como um balanço (ou um escorrega) para unir gerações. Agora a Gabi pede para que a Carol se sente no balanço ao lado dela para que as duas balancem ao mesmo tempo. Já no escorrega, a Gabi ama descer no colo da Carol (a irmã mais velha adora).

Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes_balancando e escorregando

4. Guerra de almofada

Na verdade, guerra é maneira de falar. Mas a Carol inventou um brincadeira que é dançar com uma almofada na cabeça. Aí a Gabi vai atrás para imitar. Depois as duas começam a jogar a almofada uma na outra, sempre rindo bastante. Eu também me divirto, só de olho na união das duas.

Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes_guerra de almofada

5. Desenhar

Como eu já falei aqui várias vezes, a Gabi adora desenhar. Já escrevi sobre atividades com giz e giz de cera para bebês. Recentemente comprei um kit giz para vidros que as meninas amaram. A ideia de desenhar numa superfície diferente funcionou lindamente para as duas. Agora o vidro da varanda virou a nossa nova tela.

Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes_desenhando na janela

6. Brinquedo caseiro

Eu já não sei mais até que ponto o Tempojunto com a Carol influencia as suas ideias, mas ela gosta de inventar formas diferentes de brincar com a irmã. Você leu o post sobre brincadeira sensorial com papel picado e água? Foi ideia dela. Outro dia ela inventou um brinquedo caseiro reunindo dois itens que ela achou no armário de materiais: barbante e argolas. Bastou amarrar as pontas do barbante em duas cadeiras, pendurar as argolas nos fios para termos uma atividade de tirar e colocar argolas que durou um bom tempo.

Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes - brincadeira de argolas no fio

7. Bobeiras da infância

Para terminar, tem horas que a brincadeira é só mesmo colocar as duas juntas. De repente, sai uma bobeira qualquer que virar uma brincadeira. Tipo encaixar o chaveiro no nariz da Carol ;-)

Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes_bobeiras chave

Gostou das ideias? Se você não quiser perder nenhuma atividade estas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

Afiliados

3 Comments

Add yours
  1. 2
    silvio

    eu gostei demais, tenho duas filha nessa mesma diferença de idade, porem no meu ponto de vista elas não se dão tão bem o que me deixa muito triste, mas gostei do blog e vou começar a aprender para tentar ajuda las.

    • 3
      Patrícia Marinho

      Oi Silvio,

      Obrigada pelo elogios. E espero que a gente consiga ajudar. As brincadeiras costumam ser um elemento de aproximação entre as crianças.
      Volte sempre,

      Patrícia

+ Leave a Comment