10 brincadeiras para estimular a criatividade


O tema do post são brincadeiras para estimular a criatividade. Só que desta vez vou adotar uma abordagem diferente de considerar a criatividade como algo que se expressa através da habilidade artística. Sim, a criatividade é a qualidade ou característica de quem é criativo. Mas não fica muito mais interessante quando a gente amplia o conceito e entende que criatividade é:

“inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.”

Ou seja, com brincadeiras para estimular a criatividade estamos ensinando nossos filhos a encontrar soluções inovadoras para as situações que a vida apresenta em todas as áreas.

E como fazer isso? Sem dúvida podemos recorrer a atividades artísticas como as apresentadas no post As 35 melhores ideias de atividades artísticas.

Assim como é maravilhoso ver como as crianças podem se criativas quando são apresentadas para um cantinho.

Mas vamos explorar outras visões?

Para bebês de 0 a 2 anos

Brincadeira com rolo de papel e caixa de ovo

Quando a gente permite que os bebês explorem os materiais livremente, eles aprendem a se relacionar com o mundo. Um rolo de papel higiênico e uma caixa de ovo dão uma brincadeira em tanto para os pequenos.

2. Brincadeiras sensoriais

Essa noção de que as crianças são exploradoras, e que o corpo é o principal recurso para a exploração, é tão importante que a gente adora as brincadeiras sensoriais. Neste post, a gente apresenta as melhores brincadeiras feitas com bebês em 2017. Se você se interessa pelo assunto, pode conhecer também o nosso ebook Atividades sensoriais para bebês de 0 a 2 anos.

Para crianças de 2 a 4 anos

3. Massinha e objetos da casa

Falei que era legal explorar os objetos, certo? Pois nessa idade, as crianças já sabem para que os objetos e um exercício de criatividade é usá-los fora do contexto. Por exemplo, pegar os utensílios da cozinha para brincar de fazer carimbo na massinha.

4. Bracelete de herói com elementos da natureza

Também é um exercício de criatividade, fazer um brinquedo caseiro e usá-lo para dar asas à imaginação. Quando a gente vai para um jardim e pega folhas e flores do chão para fazer um bracelete de herói estamos fazendo isso.

Para crianças de 5 a 8 anos

5. Desenho e dança

A atividade de desenhar pode ganhar outra dimensão quando associada com a dança. O post Uma nova forma de brincar de desenhar e acrescentar a dança na receita fala disso.

6. Jogo da memória

Um jogo da memória como exemplo para estimular a criatividade? Sim, quando o jogo foi feito pelas próprias crianças!

7. Novo jeitos de contar história

Dá uma lida no post Formas diferentes de brincar com livros e representar as histórias para ver como o momento da leitura também é uma hora de estimular a criatividade.

Para crianças de 8 anos ou mais

8. Customizar um caderno

Com as crianças mais velhas, a gente já consegue estimular a criatividade desenvolvendo projeto como o do post Como customizar um caderno com as crianças.

9. Aventura em casa

Com elas, também conseguimos encontrar novas maneiras de explorar os espaços, como mostro no post Uma aventura em casa para crianças grandes. Promover um ambiente estimulante é um dos pré-requisitos para o desenvolvimento da criatividade.

10 Castelo de cartas

E olha aí o exercício de dar novas funções para os objetos em prática no post Vamos brincar de castelo de cartas?

Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.