10 jogos de coordenação motora


A Gabi, de quatro anos, está numa fase em que adora descer no play do prédio para brincar com os amigos. Assim como já começa a ser mais frequente receber os amigos em casa para brincar. Nesses momentos, é bom ter na manga ideias de jogos de coordenação motora para colocar as crianças em movimento. São brincadeiras perfeitas para crianças cheias de energia e que funcionam também para quem tem 2 filhos ou mais.

1. Circuito de pés

Essa atividade a Gabi fez na escola e eu achei o máximo! Você imprime as folhas com os pezinhos e coloca no chão em diferentes direções. As crianças precisam fazer o circuito acompanhando as pegadas.  Trabalha o equilíbrio e a lateralidade. Adorei que neste post do site Aartedeensinareaprender.com tem o pdf dos pezinhos para você baixar e imprimir.

2. Concurso de poses

Essa é uma ideia que eu já usei várias vezes com crianças a partir de 6 anos. Funcionou com crianças até 9 ou 10 anos. Você imprime as poses, mostra para as crianças e elas entender e imitar. Dá uma olhada no post Tire as crianças do sofá com esse concurso de poses para entender melhor.

3. Acerte a letra

Olha que ideia legal para as crianças que estão começando a aprender o alfabeto: você escreve as letras no copo descartável e depois pede para a criança chutar a bola até acertar a letra certa. Certeza que eu vou fazer com a Gabi! Ideia do Funlearningforkids.com que você confere aqui.

4. Não pise na lava!

Sabe aquela história de fingir que o chão da sala é um rio caudaloso, ou mar de lava? Então, coloque papéis coloridos no chão e fale que as crianças só podem atravessar pisando nos papéis. Se estiver fácil, elas podem pisar só em cores específicas! A ideia original está neste post do site HandsonAsWeGrow.

5. Pule e pegue

Pendure algum objeto em um lugar alto e peça para as crianças pularem para pegar. Pode ser um disco de papel preso na lã que nem nesse post do HandsOnAsWeGrow. Eu já fiz parecido com a Gabi no post Brincadeira de estímulo com fita crepe e pompom.

6. Corrida do Pinguim

Olha que simples e divertido! As crianças colocam uma bola entre as pernas e saem andando imitando um pinguim. Amei! Foi para a minha lista de ideias para fazer no Play com a Gabi! Encontrei essa sugestão no site Brilliantbeginningspreschool.net.

7. Estátua Musical

Esse a Gabi ama fazer com a família e com os amigos. Ela vive pedindo! Basta pegar um celular e colocar para tocar música. Na hora em que a música para, todos precisam imitar uma estátua. Falei disso no último post sobre brincadeiras para reunir crianças de idades diferentes.

8. Siga a linha

Considerando o tanto que a minha filha gosta de brincar de equilíbrio com as linhas que encontra no chão, acho que ela vai adorar essa ideia do Thepinterestedparent.com. Você usa o giz para fazer uma linha bem maluca no chão e ela precisa seguir!

9. Tênis de bexiga

Essa é uma que eu comecei a fazer com a Carol quando ela tinha 7 anos e que já vou começar a fazer com a Gabi. O post que explica tudo com detalhes é este aqui.

10. Desenho com os pés

Esse para quem não quer ter trabalho nenhum. É só colocar o papel preso na parede e pedir para as crianças fazerem um desenho com os pés. Eu ameeeeei isso! Foi para a minha lista de espera. Sendo que a minha versão vai ser com giz na parede de lousa da minha casa. Estou louca para fazer junto rsrsrs. A ideia original é do site Artblog.com.

Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.