5 tipos diferentes de jogo de queimada para brincar com seu filho


Como é que eu deixei passar o jogo de queimada no Tempojunto? Queimada é uma brincadeira das antigas que eu adorava jogar na escola. Como sou pequena e, modéstia à parte, ágil, era super difícil de queimar. Daí que a brincadeira ganhava de todas as outras quando eu estava com meus amigos.

Recentemente, chamei meus filhos para brincar de queimada. Eu conhecia 3 formar diferentes de jogar. E olha que a minha filha do meio, a Cururuca, de 7 anos, conhecia outra ainda?

Tradicional e cemitério

Então, fui pesquisar e descobri que há mesmo variantes desta brincadeira. Então, selecionei 5 que eu achei mais interessantes e trouxe para cá. Assim, a gente revive com os filhos uma brincadeira super legal e ainda se atualiza kkkk.

Para o jogo de queimada tradicional você precisa de uma bola que não seja muito dura, nem tão leve. Eu uso uma de plástico bem cheia. E no mínimo 4 pessoas para jogar. Em casa, eu e meus três filhos já formamos dois times.

No jogo básico, divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário. Se este for atingido pela bola estará fora do jogo.

Daí, há a primeira variação. A queimada com cemitério. O cemitério é um espaço mais estreito, depois que o campo de jogo acaba. Para o cemitério vão aqueles que foram queimados. Cada um, no cemitério oposto ao seu campo.

Quem está no cemitério pode pegar a bola que chegar na sua parte do campo e queimar os jogadores do time oposto, ou jogar para os do seu próprio time fazer a queimada.

Calabouço, abelha e rei

Existem algumas regras que podem ou não ser adotadas nos modelos de jogo de queimada.

a) não é válido queimar o jogador quando a bola toca o chão antes de tocá-lo;

b) se um jogador conseguir segurar a bola sem deixa-la cair no chão, após esta ser lançada contra ele, este não será queimado;

c) se a bola lançada contra um jogador tocá-lo e antes de cair no chão, um outro jogador da mesma equipe ou da equipe “adversária” segurar esta bola, ninguém é queimado;

d) se a bola tocar um jogador e em seguida tocar em outro da mesma equipe antes de cair no chão e em seguida a bola cair o chão, queimará o último jogador tocado.

Da minha terra Natal (São Carlos, SP) veio a versão Queimada Abelha Rainha. Nele um jogador de cada time é escolhido como abelha e deve ser protegido pelos demais.

Na foto aqui embaixo, a abelha é o Pocoyo.

Você ainda pode jogar a Queimada Calabouço (com a figura de um anjo que pode salvar os queimados) ou a Queimada Rei (onde o jogador precisa se abaixar se for queimado e pode se salvar se pegar a bola no chão).

Para aumentar ainda mais a diversão

Tem outras brincadeiras que você pode usar para completar um dia divertido com seus filhos mais velhos. Este com as 10 top brincadeiras para crianças de 7 e 8 anos é um achado, cheio de brincadeiras animadas.

Outro que eu recomendo é o 10 brincadeiras para uma gincana super divertida. Quer tirar seus filhos da frente das telas? Então, organize uma gincana para a família toda. Aposto que nem você ficará parado.

Agora, se na sua casa, as crianças tiverem idades bem diferentes, o jogo de queimada pode ser substituído por um pega-pega (ou pique-pega) com bexiga. Crianças de várias idades conseguem brincar juntas!

Bom, tem várias sugestões aqui de brincadeiras tanto de queimada, quanto de alternativas para quem tem filhos que curtem um agito. Mas, você pode receber ainda mais dicas de brincadeiras fazendo parte da nossa Newsletter. Ela é gratuita e você recebe semanalmente por e-mail as brincadeiras do Tempojunto, separadas por faixa etária, e todas as nossas novidades. Basta clicar e se inscrever.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.