10 brincadeiras para reunir filhos pequenos


O tema deste post, 10 brincadeiras para reunir filhos pequenos – e o vídeo que gravamos para o nosso canal no Youtube – veio de muitos pedidos que recebemos nas nossas redes sociais e pelo e-mail do Tempojunto: dicas de brincadeiras para crianças pequenas, entre 3 e 6 anos fazerem juntas. Então, separamos aqui 10 ideias, usando MATERIAIS SIMPLES que você tem em  casa ou sem materiais para reunir seus filhos pequenos.

Bóra reunir filhos pequenos para brincar!? Ah! Para facilitar, você tem duas opções! Pode ler o post ou assistir este vídeo aqui que a Patricia Marinho e Pat Camargo gravaram:

01 – Jogo do Pipo-Palmo

A primeira das nossas brincadeiras para reunir filhos pequenos é inédita aqui no nosso site! Tem um baralho em casa? Aliás, se você não tiver pode usar pedaços de papelão cortados em retângulos, no formato de cartas. Então, reúna os filhos pequenos e explique a brincadeira como mostramos neste passo a passo aqui:

1 – A criança deve pegar uma carta do baralho ou de papelão e jogar na parede. Ao bater na parede, a carta vai ricochetear e cair no chão.

2 – Depois, ela joga mais uma carta.

3 – Se a segunda carta cair sobre a primeira, isso se chama Pipo. Portanto, quem gritar Pipo primeiro fica com as duas cartas.

4 – Se a segunda carta cair do lado, a mais ou menos a distância de um palmo, a primeira criança que gritar Palmo ficará com as duas cartas.

5 – Ganha quem conseguir juntar mais cartas =)

É uma brincadeira simples e divertida que as crianças vão amar.

02 – Desafio do emaranhado de fita crepe na mesa

Brincadeiras para reunir filhos pequenos podem ser feitas com materiais simples, que você tem em casa. Nesse caso, você  vai precisa apenas de fita crepe para colar em uma mesa e fazer um emaranhando como se fosse uma teia. Neste post aqui, a Patricia Marinho mostra a Gabi brincando sozinha, mas a dica é criar um desafio. As crianças devem puxar a fita crepe, uma por vez, sem desfazer a teia puxando tudo de uma vez. É simples, divertida e desafiadora para os pequenos.

(DICA INÉDITA) Se não tiver fita crepe em casa, pode adaptar fazendo tiras de jornal ou revista bem compridas. Em uma bacia ou balde, prepara as fitas misturadas. As crianças precisam tirar cada uma, desembaraçando sem rasgar o papel. Quando mais novas as crianças, mais grossas as tiras de papel.

03 – Acerte o alvo com quadrado de papel

Mais uma dica das nossas brincadeiras para reunir filhos pequenos usando apenas fita crepe e pedacinhos de papel. É bem simples e tão divertido que as crianças vão amar. Aliás, antes de reunir filhos pequenos, já deixe o alvo pronto! Então, eles já chegam vendo uma surpresa. Todo o passo a passo da brincadeira está aqui neste post. 

04 – Alinhavo conjunto

Essa é mais uma ótima ideia das nossas brincadeiras para reunir filhos pequenos, além de desenvolver a coordenação motora fina e a paciência. Existem no mercado brinquedos de madeira prontos para fazer o alinhavo, mas nós também escrevemos um post para você fazer esse brinquedo caseiro, usando papelão, um desenho simples, furador de papel ou chave de fenda e fio de lã. Todo o passo a passo está aqui. Então, faça o brinquedo já com ajuda das crianças e reúna os pequenos para alinhavar juntos. 

05 – Lavar os brinquedos

Reúna as crianças e já comecem separando um balde, sabão, panos e outros materiais necessário  para o dia de limpar os brinquedos! Pode ser no box do banheiro, na banheira, na varanda onde vocês quiserem. Depois, clique aqui para ler este post da Pat Camargo que mostra como essa atividade pode ser divertida e colocar os pequenos para brincar. 

 

06 – Passe a bolinha pelo tubo de papel

Outra das nossas 10 brincadeiras para reunir filhos pequenos inédita por aqui! Pegue rolos de papel higiénico, junte prendendo de um lado só, usando fita crepe (1 e 2). Faça vários desses tubos e junte, deixando como se fosse uma cobra, mas molenga, pois os rolos estão presos só de um lado (3). O desafio é: você vai jogar a bolinha de um lado (4) e as crianças precisam manusear a “cobrinha” sem deixar a bolinha cair pelas aberturas. As crianças terão que trabalhar a cooperação para não deixar a bolinha cair! Se as crianças forem muito pequenas, faça cobrinhas menores, usando menos rolinhos. Bóra fazer?

07 – Sardinha

Essa brincadeira é um esconde-esconde diferente! E leva o nome de sardinha porque as pessoas se escondem juntas e ficam parecendo as sardinhas grudadinhas na lata. Então, a ideia é começar como um esconde-esconde “normal”, mas quando uma criança encontra a outra não é para falar “Peguei ou achei!”. É para se esconder junto!  Dessa forma, com todo mundo juntinho, ficam igual na latinha! A última criança que encontrar os demais pode bater cara na próxima vez.

Olhá só a Pat Camargo e os filhos grudadinhos atrás da porta! Mais uma das nossas 10 brincadeiras para reunir filhos pequenos =)

08 – Construir monstros ou figuras de massinha

Você está em casa, com os filhos pequenos e sem saber o que fazer para eles brincarem? Que tal uma oficina de monstros de massinha? É o tipo de ideia de funciona para reunir as crianças e toda a família. Se você não tem massinha em casa, é só conferir a nossa receita de massinha caseira que está no aqui no canal do Tempojunto no Youtube.  Aliás, neste post aqui em dicas simples e práticas para você montar a oficina na sua casa.

09 – Esconde-esconde no lugar

Um jeito diferente de brincar esconde-esconde, tão tradicional e divertido! Então, aqui uma criança vai bater cara e as outras devem se esconder no mesmo ambiente. Quando a criança que bater cara terminar de contar, ela não pode sair procurando, ela deve e só olhar e tentar enxergar onde as outras estão ou tentar adivinhar onde estão escondidas. E vai dizendo: meu irmão está trás do sofá ou meu irmão está embaixo da mesa. Se irmão estiver em algum desses lugares, ele perde. Mas se for outra criança está nesse lugar, ela se salva. Aliás, essa é uma ótima ideia para brincar dentro de casa e também em lugares pequenos.

10 – Assoprar o algodão no alvo

Essa é uma daquelas brincadeiras que a família toda pode participar. Simples, do jeito que a gente gosta aqui no Tempojunto. Como a Patriia Marinho mostra neste post aqui, você vai precisar poucos materiais, mas te garanto que a animação vai ser grande. Bóra brincar?

Por último, quer uma dica para ter sempre em casa alguns materiais básicos para as crianças brincarem? Tenho certeza de que vai te ajudar muito no dia a dia. Então, aproveite e baixe o nosso PDF gratuito com a Lista de Material que você deve ter em casa para estimular a imaginação das crianças.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.