Criatividade infantil na era digital: estimule a arte com papel


Quando falamos em criatividade infantil na era digital, imediatamente vem à cabeça a ideia de que nossos filhos precisam se dedicar a atividades ligadas às telas desde cedo para não serem analfabetos digitais. No entanto, justamente porque o digital é uma realidade que veio para ficar e os nossos filhos não ficarão alheios a isso, precisamos pensar em habilidades importantes para o dia a dia que a relação com as telas não proporciona.

Por exemplo, para conseguir recortar um papel ou tecido, a criança precisa de firmeza e força nos polegares e nos indicadores. Assim como precisa ter praticado o movimento de pinça quando bebê, ajuda a saber como segurar o lápis e escrever bem. São habilidades decorrentes de um bom desenvolvimento da coordenação motora fina.  Ou seja, o desafio de conseguir escrever e desenhar bem é muito maior para quem não se acostumou a fazer atividades como as mãos durante a infância.

Outra habilidade importante para a criatividade infantil é ser capaz de saber combinar materiais e usá-los de forma diferente para produzir uma ideia nova. Isso se aprende longe das telas, mexendo com sucata e materiais de artes. O mundo analógico representa muitas oportunidades para trabalhar o pensamento criativo.  Mas para competir com as telas, precisamos propostas de atividades interessantes.

Como fazer arte com papel

Para a criança que gosta de desenhar, basta apresentar um papel e uma canetinha e a imaginação entre em cena na forma de desenhos. Mas mesmo estas crianças precisam de desafios. A gente tem um post com 10 maneiras de brincar de desenhar que é um bom ponto de partida.

Criatividade infantil na era digital

Ainda usando apenas umas folha de papel, tesoura e canetinhas podemos fazer:
. Zentangle
. Kirigami
. Origami

E até um caderninho para fazer muitos desenhos!

Viu como o simples fato de ser possível fazer tantas coisas com uma folha de papel já é um sinal de que precisamos do analógico para estimular a criatividade infantil na era digital?

Hoje vou ensinar uma técnica nova, que a Gabi aprendeu na escola e a gente repetiu em casa que a arte com papel amassado.

Vamos construir uma viagem ao espaço com papel amassado?

Para fazer esta atividade você vai precisar só de papel e canetinhas. O primeiro passo é pedir para seu filho fazer uma bola de papel amassado.

Pode até parecer que vai ser igual à atividade da pintura com papel amassado, mas não é! Acabou de amassar, hora de abrir a folha.

Use um lápis ou canetinha para marcar formas nas dobras do papel.

Quando estiver tudo pronto, é só pintar as formas.

Essas formas vão ser coloridas e vão ficar alienígenas que viajam pelo espaço! Era só uma folha de papel e olha o que virou!

A gente tem muitas outras fontes de inspiração para você! Que tal baixar o nosso pdf com 10 atividades de artes para fazer com as crianças. É um material riquíssimo, cheio de convites para criar! Clique aqui para receber o material gratuitamente no seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.