Atividades para pintura com tinta guache


Sempre que eu falo em fazer artes, logo vem a cabeça a ideia de desenhar ou pintar com tinta, né? Acho que tinta guache é um material básico para a infância! Mas como podemos explorar este material? Bóra conhecer atividades para pintura com tinta guache?

Bom, quem conhece o Tempojunto sabe que eu a-d-o-r-o fazer atividades artísticas com as minhas filhas! Tô sempre pesquisando e testando ideias novas. Foi nessas minhas pesquisas que aprendi, por exemplo, a pintura com objetos, nossa primeira dica de hoje.  Dá uma olhada no post 10 ideias criativas para pintura com carimbo para conhecer! 

Atividades para pintar com tinta guache

 

Além de fazer carimbos com objetos, com a mesma tinta guache dá para fazer:

. Geleca caseira
. Pintura com plástico bolha nos pés
. Arte com elástico

E até uma  pintura sem sujeira!

Mas o que vou mostrar de diferente para acrescentar na nossa lista de atividades para pintar com tinta guache? Pintura no box!

Pintando o 7 no azulejo

Eu finalmente resolvi experimentar, com a Gabi, uma atividade que a Patcamargo fez com os filhos: pintura no box.

Na verdade, eu já tinha deixado a Gabi pintar com uma tinta feita com corante e água. Também deve a vez da pintura com tinta de espuma de barbear. E até o dia da pintura com o nariz. Mas faltava apresentar o box como uma grande tela de pintura para a Gabi já grande, como os filhos da Patcamargo.

Meu único trabalho foi colocar os pincéis e as tintas no banheiro!

Esse foi o convite para a Gabi expressar a criatividade. Primeiro ela fez a Magali e a Mônica

Não satisfeita, depois ela quis usar as mãos para misturar tudo! Uma liberdade que o azulejo permite,

A arte ficou assim:

E até ganhou um nome: Animais!

Pensa que acabou? Nã, nã, ní, nã, não! Tem a hora da limpeza, que por si só, é outra atividade!

E o que rejunte? Como fica?

Para quem se preocupa com o rejunte,  andei pesquisando e vi que existem diferentes tipos de rejunte: de epóxi, acrílico e cimentício. O meu é de epóxi. Neste caso, bastou usar um pouco de Veja no revestimento, esfregar com uma escova de limpeza, e saiu tudinho. Sendo que a Gabi cuidou dessa limpeza sozinha e amarradona!


Se você não sabe qual é o rejunte na sua casa, faça um teste em um pequeno pedaço do seu revestimento para ver o que acontece. Use uma tinta clara neste teste.

Desta experiência, a gente tira a lição de que estímulos diferentes, como atividades para pintura com tinta guache em lugares inusitados, são importantes para as crianças encontrarem novas formas de expressar sua criatividade!  Pensa na felicidade da criança em ter uma parede toda para pintar! E na farra que foi limpar depois!

Por falar em criatividade, vou terminar deixando a dica do material 10 atividades de artes para crianças. É gratuito! Você baixa e imprime 10 “convites para criar”. Em cada folha um convite diferentes, cada um mais interessante que o outro!

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.