Por dentro da casa brincante da Patcamargo


Minha casa brincante começou antes mesmo do meu primeiro filho, o Pocoyo nascer. Eu e meu marido sabíamos exatamente o que a gente queria numa casa com crianças.

Então, hoje abro minha casa para vocês e conto tudo: como eu pensei, o que deu certo e o que não funcionou muito bem.

Talvez este post se divida em várias partes. Talvez nem todas as minhas ideias funcionem aí para você. Mas tenho certeza que algo vai fazer a diferença aí, como faz aqui.

#Descrição da foto: Mulher branca, de cabelos escuros, longos até o ombro. Usando vestido branco com flores grandes azuis. Ela está agachada no chão sobre um tapete listrado colorido. Está apoiada em um banco de madeira de piano. A mulher olha para a câmera. Sentado no chão, ao lado da mulher, está um bebê branco, com cabelos curtos e escuros, vestindo um macacão curto azul marinho. O bebê olha para a câmera. Sentado no banco está outro bebê, branco, de cabelos castanhos, curtos e encaracolados. O bebê veste uma bata rosa e está olhando para baixo. Apoiado nas costas da mulher está um menino pequeno, branco, de cabelos curtos, castanhos e encaracolados. Ele abraça as costas da mulher.

Casa brincante e segura ao mesmo tempo

Como vocês viram acima, eu tenho três filhos. Com idades muito próximas. O que significa que durante boa parte da minha maternidade eu tive praticamente três bebês em casa.

A primeira coisa que eu e meu marido fizemos foi querer um piso de madeira na casa. Eu acho bem melhor para brincar com bebês no chão. E assim, eu reduzi o número de tapetes. Além de ficar mais fácil para limpar.

Depois, a gente optou por não ter muitos enfeites, bibelôs estas coisas que bebê adora por na boca.

O restante, eu descrevi já aqui neste post, onde conto os macetes da minha primeira casa brincante!

*Descrição da foto: Três panos sobre um chão verde: um lençol claro, e duas toalhas de rosto azuis. Sobre as toalhas um papel sulfite com desenhos representando um corredor, um espelho e uma mesa de centro redonda. Sobre a foto um letreiro em verde água escrito: Arrumar a casa!

Brincante e prático

Pois, vou fazer outra coisa por aqui também: deixo no final do post links para a maior parte dos materiais e móveis que vou citar aqui. Não precisa comprar exatamente nestes lugares, mas ao menos você já tem ideia de onde é possível encontrá-los.

Hoje meus filhos são maiores. Mas ainda crianças. Portanto, nossa casa continuar sendo uma casa brincante.

E eu continuo mantendo espaços livres para dançar, correr, fazer brincadeiras. Também mantenho minha mesa de centro, espelhos e pouquíssimos bilelôs pela casa.

Mas tem coisa a mais:

*Descrição da foto: Um tapete colorido claro estendido no chão. Sobre ele 4 almofadas coloridas espalhadas. Oito livros infantis estão sobre as almofadas. No canto superior é possível ver um pedaço de uma estante de livros colorida de verde, laranja e amarelo ouro, presa na parede.

Criei um cantinho de leitura, aproveitando almofadas e transformando um escorregador de cama em uma estante de livros.

Brincadeiras de movimento e esporte também têm seu lugar

Como eu não tenho quintal, minha casa brincante teve que se virar com o espaço da varanda. Se você não tiver varanda, dá para fazer um espaço que possibilite uma brincadeira maia agitada, numa área segura da casa.

Então, no meu caso, eu deixei na varanda um jogo de dardos magnético e meu amado cesto de aramado, que uso para guardar bolas.

Além disso, tenho uma caixona plástica, onde as crianças deixam seus brinquedos de praia, massinha, areia, peão, vai-vem. Tudo para a hora da bagunça ficar concentrada por ali.

Depois, é mais fácil jogar uma água para limpar e deixar organizado.

Fantasia e aventura num mesmo espaço

Então, agora vou postar aqui a foto da capa deste post. Eu sei que ele tem coisas que são mais difíceis de colocar em qualquer casa.

Porém, há coisas que são adaptáveis, como fazer uma cabana embaixo da cama (no meu caso, um beliche, porque são duas meninas) ou colocar luzes diferentes.

No quarto do meu filho, tem um lustre de lâmpadas coloridas, por exemplo.

Já este quarto, fizemos uma parede de escalada. Respeitando todos os conceitos de segurança e com um profissional que montou.

Mas dá para fazer uma mini escalada para as bonecas e bonecos, por exemplo. Que tal?

Como mencionei no post, estão aqui os links para a maior parte dos materiais e móveis que mencionei:

Brinquedos de praia

Cordão de luz

Espelho de parede 

Estante de livros de parede

Jogo de Dardos

Kit parede de escalada

Mesa de centro redonda

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.