Brincar de massinha é bom para todo mundo!


Eu tenho 13 sobrinhos, sendo que a mais velha tem 25 anos. Ou seja, faz muito tempo que estou acostumada a ter várias crianças por perto. Eu sempre fui uma tia animada, daquelas que se preocupa em criar memórias especiais com os sobrinhos. Especialmente depois que me mudei para São Paulo e deixei todos para trás no Rio de Janeiro. Nossos reencontros foram sempre repletos de brincadeiras e muitas atividades artísticas. Uma coisa que aprendi com eles é que brincar de massinha é bom para todo mundo!

A diferença de idade entre a primeira sobrinha e a minha filha caçula é de 24 anos, com muitas idades aí no meio. Você pode imaginar que é sempre um desafio propor atividades que consigam agradar gregos e troianos (sim, por que mesmo as sobrinhas mais velhas têm alma brincante e nunca fogem de uma brincadeira quando surge oportunidade). O jogo da velha humano que eu mostrei no post com as brincadeiras do quintal da vovó é um exemplo disso. Jogos com bola, como queimada, também funcionam. Mas uma coisa que faz todo mundo voltar a ser criança é brincar de massinha.

Volta e meia, nas reuniões da família na casa da vovó Helianna, eu promovo uma Oficina de Massinha. Nem precisa de muita coisa como o cantinho com massinha que eu mostrei no post da Oficina de Monstro. Só a boa e velha massinha resolve.

Brincar de massinha é bom para todo mundo - materiais

Para começar, você pode optar por fazer a massinha em casa. A gente mostra como neste vídeo aqui:

Depois é só reunir as “crianças” e deixar a imaginação correr solta. Olha só que legal a produção da Carol e dos seus primos.

Brincar de massinha é bom para todo mundo - todos brincando

Brincar de massinha é bom para todo mundo - tartaruga

Brincar de massinha é bom para todo mundo - elefante e girafa

Brincar de massinha é bom para todo mundo - carol e a massinha

Brincar de massinha é bom para todo mundo - aranha e leao

Se você gosta do material e quer encontrar maneiras diferentes de brincar de massinha, pode dar uma lida no post “5 ideias criativas usando massinha caseira” para se inspirar.

Mesmo com crianças pequenas dá para brincar, desde que haja a supervisão próxima de um adulto para que a criança não engula um pedaço sem querer.

A Gabi, por exemplo amaaaa brincar de massinha e brinca um pouco todos os dias praticamente.  Nos posts “Como brincar de massinha com criança pequena“, “Mais um jeito de brincar de massinha com os pequenos” e “Massinha e canudos para brincar com seu bebê”,  eu mostro algumas maneiras diferentes de fazer atividades com massinha com crianças pequenas.

Massinha e canudos para brincar com seu bebê - tirando o canudo

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião