Brincar com a ilusão de ótica e colocar a aranha na teia


By patcamargo

Volta e meia eu monto em casa com as crianças brinquedos caseiros feitos com sucata ou materiais que eu tenho em casa. Se você está chegando agora por aqui, pode gostar de ver o Vai-vem de garrafa pet, ou o Cai-não Cai de garrafa pet também, ou o labirinto de canudos. No blog, é só escolher o menu Brinquedo Caseiro que você encontra muitos outros brinquedos para várias atividades, de bebês a crianças maiores.

Eu também gosto bastante de mágica e vivo criando situações em casa que trago este “clima” de fantasia e ilusão. Como da imagem invertida na colher. Desta vez, resolvi mostrar aos meus filhos a incrível aranha que entra e sai da teia num piscar de olhos! Oficialmente, este engenho se chama Taumatrópio e a ilusão de ótica em questão é a persistência retiniana ou persistência da visão.

Brincar-com-a-ilusao-de-otica-e-colocar-a-aranha-na-teia_CLOSE-PRONTO

Este é um brinquedo conhecido, muito antigo na verdade. Já vi versões com um passarinho na gaiola, mas prefiro a aranha na teia. Ele trabalha com a ilusão de ótica causada pela velocidade da imagem e a velocidade que nosso cérebro consegue captar. O princípio é o mesmo usado em desenhos animados: com várias imagens estáticas mostradas em alta velocidade, nosso cérebro entende como algo em movimento.

Bom, para fazer o brinquedo, você irá precisar de papel cartão ou cartolina grossa, barbante (elástico roliço também funciona), tesoura, algo para fazer o formato redondo e caneta hidrográfica.

Brincar com a ilusao de otica e colocar a aranha na teia_MATERIAIS

Para construir este brinquedo, primeiro desenhe e recorte um círculo no papel cartão. Eu usei um rolo de fita adesiva como molde. Fiz três porque aqui em casa as crianças me ajudam até na hora de fazer os brinquedos.

Brincar com a ilusao de otica e colocar a aranha na teia_MAO-NO-ROLO

Brincar com a ilusao de otica e colocar a aranha na teia_FOTO-DOS-CIRCULOS

Com a caneta hidrográfica você desenha de um lado uma teia de aranha. No outro uma aranha, como eu fiz aqui.

Brincar com a ilusao de otica e colocar a aranha na teia_SEGURANDO_O_DESENHO_DA_ARANHA

O giro que cria a ilusão

Para finalizar, faça dois furinhos lado a lado na parte de cima e de baixo do desenho

Brincar com a ilusao de otica e colocar a aranha na teia_FOTO-COM-O-CLOSE-DOS-FUROS

E passe um barbante pelos furos. E está pronto!

Brincar com a ilusao de otica e colocar a aranha na teia_FOTO-DO-BRINQUEDO-PRONTO

Agora é só chamar as crianças para brincar! Para funcionar, você precisa enrolar bem os dois barbantes, como eu fiz na foto e deixar as crianças segurarem para verem o efeito.

Brincar com a ilusao de otica e colocar a aranha na teia_CLOSE-BARBANTE-ENROLADO

Na foto não dá para ver o efeito, mas a impressão que temos é que a aranha fica dentro da sua teia! As crianças se divertiram, enrolaram e desenrolaram a aranha inúmeras vezes e até levaram para a escolar para mostrar aos amigos.

Brincar com a ilusao de otica e colocar a aranha na teia_TRIO-SEGURANDO-OS-BRINQUEDOS-da-ilusao-aranha-teia

Brincar com a ilusao de otica e colocar a aranha na teia_SOFIA-BRINCANDO

Se você chegou agora, sabe que temos uma newsletter gratuita? Nela semanalmente contamos tudo o que postamos no site. Fica mais fácil para você se organizar e não perder nadinha do que postamos aqui. Para se inscrever, é só clicar aqui.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.