Semana Mundial do Brincar: 12 maneiras de fazer Arte com o seu bebê


O post de hoje da Semana Mundial do Brincar vai ser sobre fazer arte com o seu bebê. Coloquei o Arte em maiúscula no título do texto porque minha primeira ideia era só falar das atividades que envolvem alguma expressão artística, como desenho e pintura. Mas depois pensei que, como eu acredito que os bebês aprendem através de suas experiências, bom mesmo seria falar de fazer arte como lambança, como bagunça boa que deixa a criança com sorriso no rosto (e você também se não tiver mania de limpeza daquelas que não deixa o filho se sujar. Se este for seu caso, vou logo avisando que este post não é para você!).

Então bóra fazer arte com os bebês? Todas essas atividades foram feitas por mim com a minha filha, Gabi, desde que ela tinha 6 meses. Agora está com um ano e 5 meses. A reação dela para cada uma das brincadeiras propostas foi excepcional!

Atividades artísticas para bebês

Quando o bebê é muito novo e ainda leva tudo a boca, a gente fica muito preocupado com o tipo de material com que a criança pode brincar. Por isso, as primeiras atividades artísticas que a Gabi fez foram com tinta comestível.

Primeiro foi a tinta feita de gelatina que usei para fazer uma arte que virou o cartão do papai no último Dia dos Pais.

tintacomestivelbebes

Depois foi a vez da tinta feita com iogurte e corante de alimentos (depois de eu ter perguntado para a pediatra se haveria algum problema). Veja bem que a ideia não é deixar a criança se alimentar da tinta, mas sim ter algo que, se for parar na boca, não vai causar problemas. A resposta da Gabi para esta atividade sensorial foi ótima.

Brincadeiras para irmãos pequenos - pintura no cadeirão com tinta comestível

Um pouco mais para frente eu resolvi experimentar o uso do guache nas brincadeiras. No começo, o que eu fiz foi pintar a mão e o pé da Gabi para fazer algumas artes, como este cartão de natal que tem uma árvore feita com os pés da Gabi (acabou virando uma linda lembrança!).

cartao de natal - Pe gabi

Agora já estamos começando a usar tinta com pincel. Em breve teremos post aqui no blog sobre isso 🙂

Mas nem só de pintura vive o mundo das artes para bebês. Desde cedo a criança pode se envolver com materiais como giz de cera. Falei disso neste post aqui.

Quando o bebê pode começar a desenhar - risco no chão giz de cera

Desenhar com giz na parede de lousa também é uma ótima brincadeira. Se tiver um irmão mais velho por perto, melhor ainda!

Brincadeiras para reunir bebês e crianças grandes - giz

Para terminar esta lista de Arte com A maiúsculo, vai a dica da pintura sem sujeira, que fez o maior sucesso quando postamos aqui e no Facebook. Acaba sendo uma boa alternativa quando não vai dar para rolar uma baguncinha

Pintura sem sujeira para bebês - como ficou

Fazendo arte com seu bebê

Agora é a hora da bagunça para valer. Uma das coisas mais deliciosas do mundo é ver um bebê descobrindo o mundo sem limites. A cara de deslumbre para cada textura, cada sensação nova. Eu acho demais! Por isso, nada como aproveitar a Semana Mundial do Brincar para fazer brincadeiras assim.

Minha primeira sugestão é a de esconder um brinquedo na gelatina e deixar a criança se lambuzar bastante para conseguir pega-lo

Gabi com gelatina_imagem de capa

Outra dica é pegar uma caixa organizadora e colocar os diferentes materiais em ocasiões distintas para que o bebê possa se divertir sozinho com o seu conteúdo.  Eu já fiz com água, com arroz e utensílios de cozinha e com água e algodão. A Gabi adorou cada uma delas 🙂

Brincadeira sensorial com arroz para bebês - começando a mexer na caixa

Um material que é muito fácil de encontrar e rende uma experiência divertida é a massinha. Claro que em todas essas brincadeiras sensoriais é importante ficar de olho e orientar o bebê para que ele não leve a boca, nariz e ouvido algo que possa ser perigoso.

Brincadeira sensorial com massinha caseira - gabi sentada

Por último, mas não menos importante: areia, gente! Uma caixa de areia, uma pracinha com areia confiável fazem maravilhas para o seu bebê.  Para quem fica muuuuuito preocupado com a questão de levar a areia à boca, existe areia comestível também, como esta aí da foto. Você encontra para comprar no site www.areiacolore.com

brincadeira sensorial com areia e água

 

Se você tem um bebê em casa, principalmente se for o primeiro filho, provavelmente se preocupa em como montar uma área de brincar para ele. A gente preparou um ebook especial com dicas de como montar uma área de brincar com dicas de quais brinquedos ter e porquê, como usar o berço como espaço de brincar e como colocar os brinquedos à disposição das crianças para manter o interesse sem fazer da casa um caos.Clique aqui para  receber o seu. É grátis!

Ebook area de brincar_1

 

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

 

 

4 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.