Melhores brincadeiras para dentro de casa – retrô 2016


A gente curte muito o ar livre. Brincar do lado de fora é muito bom e extremamente saudável em todos os sentidos. Mas tem dia que simplesmente não dá para sair de casa. Não importam os motivos. E porque nosso objetivo é trazer dicas de brincadeiras em qualquer situação, claro que fizemos uma seleção das melhores brincadeiras para dentro de casa.

Vou começar com 10 objetos de casa que viram brincadeiras simples e ótimas. Desta forma, você já tem muitas opções.

10 objetos de casa que viram brinquedos incriveis_Capa

Para os bebês tem tanta coisa no blog (faça uma busca pela idade que você encontra várias sugestões), que eu escolhi uma brincadeira que às vezes podemos fazer sem perceber. Por exemplo, chutar bola.

Na mão inversa, para os mais velhos, a tecnologia pode ser usada como instrumento da brincadeira. E não falo de celulares ou tablets, mas de outras tecnologias que podem se tornar um estímulo diferente para a garotada.

Quando-usar-a-tecnologia-a-favor-da-brincadeira-fantasia-ariel

Claro também que eu vou puxar a sardinha para meu lado (aqui é a Patcamargo para quem não notou até agora) e falar de música. Uma canção funciona super bem dentro de casa, como fundo musical, como início de uma brincadeira ou como o próprio brincar em si. A Patricia Marinho também gosta de músicas e por isso tem post inteirinho com dicas legais para você soltar a voz com seu filhos.

Musica - capa

Chove, chuva

Férias de verão também significam chuva, especialmente no final da tarde. Em lugar de ceder à tentação da televisão, a gente pode abrir mão de brincadeiras que fazemos dentro de casa e divertem um “tantão assim!”.

Outra brincadeira simples de montar, mas que a gente esquece como pode ser legal é derrubar dominós. Além de estimular a paciência e a criatividade, nos deixa concentrados um tempão!

Qual foi a última fila de dominó que você fez para derrubar - desenho da fila

E desenhar, então? Minha filha mais nova acorda praticamente com o giz de cera na mão. Eu nem lembrava mais que eu também ficava um tempão desenhando quando criança. E ela acabou incentivando os irmãos a criar obras primas. Aqui tem 20 sugestões que você pode dar a seus filhos para incrementar a brincadeira.

Uma nova forma de brincar de desenhar é acrescentar a dança na receita - menino pintando carvao

Nestas épocas nós costumamos visitar muitas pessoas em suas casas. Ontem mesmo fomos jantar na casa da madrinha do Pocoyo. E daí que os adultos conversam e as crianças de entediam. Por isso gosto deste post sobre brincadeiras que podemos levar na bolsa e que entretêm as crianças, mas que também podemos deixar prontos em casa para um dia de tédio.

Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém - caretas no prato de papel

“Quem casa, quer casa”, já diz um ditado prá lá de antigo. Que tal proporcionar uma casa para seus filhos em casa? Neste post aqui há 10 modelos diferentes de cabanas para vocês fazerem juntos. Fora os que você pode inventar!

10 maneiras de fazer uma cabana em casa -  casinha caixa de papelão

Tem outro post bem legal que escrevemos no começo do ano de 2016 e que merece uma retrospectiva que traz ideias de brincadeiras para fugir ou aproveitar a chuva.

Brincar livre na chuva para criancas a partir de 3 anos_17.56.53_rindo na chuva

E para encerrar o remember do ano, um post com 50 brincadeiras baratas para dentro de casa. Com isso, tem mais de 80 sugestões aqui. Vai dar para aproveitar tranquilamente estas férias e boa parte do primeiro trimestre, quando você tiver que ficar dentro de casa com seus filhos!

E em 2017 teremos muito mais brincadeiras para dentro e fora de casa. Se você nos der o prazer da sua companhia, inscreva-se na nossa newsletter gratuitamente. Assim você não perde nada!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.