10 brincadeiras para ajudar na volta às aulas


A rotina escolar e da casa voltou esta semana para a maioria das famílias brasileiras. E, apesar do tempo extra que ganhamos com as crianças na escola, retomar o dia a dia pode ter alguns percalços no caminho. Desta forma, para ajudar, separamos brinquedos, dicas e brincadeiras para ajudar na volta às aulas.

1. Sem enrolação, a primeira sugestão é este Porta Lápis Gigante que encontrei no canal da Dani Martinez no Youtube. É simples de fazer e seus filhos podem ajudar.

Ou seja, já tem lugar para colocar os lápis, canetinhas e “trecos” de arte que foram usadas nas férias e agora precisam dar espaço para os materiais escolares. Sem. claro, deixarem de existir, que brincar de arte é para o ano todo, né?

A hora das tarefas

Fim de férias também, em geral, significa voltar a dormir mais cedo e ter um horário mais “certinho” para o banho e as refeições. Para ajudar, 3 brincadeiras:

2. Contar histórias para dormir. E que tal introduzir a poesia este ano na rotina de histórias? Não que poesia faça dormir (gente! longe disso), mas o ritmo deste tipo de leitura, a musicalidade das rimas ajuda a descansar para dormir.

3. Já o banho é um clássico em qualquer apresentação que eu (a Patcamargo) e a Patricia Marinho fazemos sobre o brincar na rotina. Que tal incrementar e ao mesmo tempo incentivar a hora do banho com uma brincadeira de pintura? No post a gente conta como.

4. E na falta de uma, damos várias dicas de brincadeiras aqui para aproveitar os momentos de refeição e criar uma nova rotina, com todos interagindo juntos. Vai por mim, fará uma diferença enorme na família.

Organização para ajudar na volta às aulas

5. Ter um jeito fácil e divertido de organizar as roupas e objetos da semana transforma as manhãs em casa em brincadeira. E olha que com 3 filhos para sair cedo de casa dá para ter bastante estresse. Só que não. No post da What Mom’s Love tem várias dicas de jeitos alegres e brincantes de deixar todo pronto para o dia seguinte. Eu amei o novo uso da sapateira.

6. Outra coisa que ajuda bastante na volta às aulas é criar com as crianças um cantinho bacana para colocar as coisas de escola. Confesso que em casa ainda é o sofá da sala que ficam as mochilas durante a semana. Mas eu já vou adotar uma das ideias também da What Mom’s Love.

7. E fazer com seu filho este relógio de massinha de modelar? Se ele tem mais que 5 anos, já pode ter uma noção de comparar os ponteiros do relógio de brinquedo com um relógio que você tenha em casa, por exemplo. O post da Teach Me Mommy ensina a fazer o relógio de massinha.

Novidades na rotina dão mais leveza no dia a dia

Outra ideia é aproveitar o início do ano para criar novos hábitos entre você e seus filhos. Que tal:

8. Descobrirem um hobby que possam curtir juntos? A Patricia Marinho super participa da ideia da Carol, sua filha de 12 anos, de ser estilista. E isso inclui costurarem e praticarem desenhos juntas.

9. Brincar sozinho. Também este pode ser o ano em que seu filho pequeno comece a brincar sozinho com mais freqüência. Que tal montar para ele este labirinto de canudos? Você define o grau de dificuldade!

10. Fazer a comida juntos. Esta é uma atividade que faz parte da rotina com meus filhos desde que eles eram bem pequenos, por volta de com 2 anos, com capacidade de segurar com firmeza uma colher ou um mexedor. No post tem dicas de várias receitas para você criar esta nova rotina com as crianças. Certamente, esta será uma das brincadeiras para ajudar na volta às aulas que eu mais farei.

E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.