10 brincadeiras para ensinar o alfabeto para seu filho


Essa semana divulgamos um novo vídeo com o tema 10 brincadeiras para ensinar o alfabeto para seu filho. Se você já nos conhece sabe que também trazemos os temas dos vídeos para o site. Afinal, assim todo mundo tem acesso às dicas, ideias e brincadeiras. Seja por aqui ou pelo Youtube, Instagram, Facebook e Pinterest do Tempojunto.

Então, hoje vamos dar 10 dicas de brincadeiras para ensinar o alfabeto. E vamos começar te mostrando o vídeo, pois logo no começo a Patricia Marinho explica coisas importantes. Por exemplo, você sabia que para ler e escrever a criança precisa ter domínio da língua e que isso passa por 4 elementos? Ah! Sem spoiler! Clique no vídeo aqui abaixo e assista.

 

Assistiu? Então, vamos relembrar as 10 brincadeiras para ensinar o alfabeto:

01 – Letras de palito

Essa é uma brincadeira muito simples que só precisa de palitos de sorvete para acontecer.  A Patricia Marinho fez a brincadeira com a Gabi, sua filha mais nova, em um momento em que ela começou a se interessar mais pelas letras. Porém, como ela tinha apenas 4 anos, a Patricia sabia que ela ainda não estava madura para aprender a ler e escrever. Mas, brincar com o tema é uma maneira de introduzir a linguagem escrita aos poucos e de um jeito bem divertido. Para ver como brincar é só clicar aqui. 

02 – Digitar no computador

As crianças, curiosas por natureza, percebem que a sua volta o mundo está cheio de letras. E essa curiosidade pode ser transformada em brincadeira que oferece estímulos, responde ao interesse da criança e lá na frente, quando ela estiver madura para aprender, pode facilitar esse processo.

Simples e fácil de fazer, a brincadeira de digitar no computador é uma ótima opção para responder a esse interesse das crianças. Então, clique aqui e vejo como brincar assim com seus filhos.

03 – Letras na Rua

Simples e ótima para os momentos em que estão no carro, no ônibus, no supermercado. Em todos esse lugares tem placas, letreiros, anúncios, produtos etc. Então, a brincadeira é propor “vamos encontrar a letra A” ou qualquer outra letra. Assim, as crianças se envolvem buscando a letra, todos se divertem e você estimula o aprender o alfabeto. 

04 – Letra de massinha

Bóra separar papel sulfite branco, canetinhas e massinha. Assim, está pronta a nossa quarta dica das nossas 10 brincadeiras para ensinar o alfabeto para seu filho. Para saber como fazer a brincadeira é só clicar aqui. Mas posso te adiantar que é simples fácil e super divertida!

05 – Apagador de água

Um jeito bem brincante de ensinar o alfabeto, além de formar as letras com palitos e massinha, é apagá-las! Sim, apagando e com água. Você pode ver essa atividade que a Patricia Marinho fez com a Gabi clicando aqui. Aliás, essa atividade é uma ótima dica para ensinar o traçado das letras.

06 – Acerte a letra

Sabe aquela brincadeira de acertar os pinos com argolas? Aqui, o princípio é o mesmo, mas as argolas são feitas com pratinhos descartáveis e os pinos são copinhos. E, é claro: as letras! É outra ideia das nossas 10 brincadeiras para ensinar o alfabeto para seu filho que é simples e fácil de fazer.  E para saber como fazer é só clicar aqui.

07 – Chute a letra

A brincadeira de apagar as letras, além de ensinar o alfabeto, também trabalha o movimento de pinça das crianças. Um movimento que é super importante para, por exemplo,  conseguir segurar o lápis corretamente para escrever.  Já o chute a letra é outra opção de brincadeira que trabalha outras questões além de aprender o alfabeto. Essa brincadeira também estimula a coordenação motora grossa. Então, clique aqui para ver direitinho como é a brincadeira.

07 – Teia de letras

Tem muitas brincadeiras que podemos fazer usando coisas que temos em casa. E para ensinar o alfabeto também pode assim, usando coisas simples do dia a dia da casa. Essa opção, a teia de letras, só precisa de cadeiras e elástico ou barbante para acontecer. Mas e as letras? Prepare-se porque vai se surpreender como asletras entram na brincadeira. É só clicar aqui para ver.

09 – Forca

Difícil encontrar um adulto que não saiba brincar de forca, não é? Essa brincadeira divertida para várias idades também é uma boa maneira para ensinar o alfabeto para seu filho. A Pat Camargo, na época em que escreveu esse post aqui que fala sobre a brincadeira, estava com seus três filhos na fase de aprender  a reconhecer as letras, as palavras e a ler.  Então, ela propôs para eles brincar de forca que, aliás, é uma ótima opção para jogar em qualquer lugar, seja em casa, na rua, no restaurante, na sala de espera, durante uma viagem, no trajeto para a escola, no metrô.

10 – App – Lele Sílabas

Por último, no vídeo a Patricia dá a dica do App Lele Sílabas. Esse App foi criado para facilitar o aprender brincando – que aliás é o gente também fala muito por aqui, não é? Com o aplicativo as crianças descobrem os sons de algumas sílabas e completam os desafios de combina-las formando palavras simples. Tem a versão gratuita e a paga e é pode ser baixado em aparelhos som sistemas android ou IOS.

E aí? Gostou do nosso vídeo e post com 10 brincadeiras para ensinar o alfabeto para seu filho? Espero que você tenha gostado e aproveite as nossas dicas. Aliás, para não perder nenhuma dica, ideia ou brincadeira do Tempojunto é só fazer parte do nosso grupo de e-mail.  É gratuito e você recebe semanalmente na sua caixa postal tudo o que acontece por aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.