Brincadeiras rápidas e econômicas para fazer em casa


O Carnaval está aí e nem sempre temos grana e disposição para viajar. Pensando nisso, que tal ter 7 dicas de brincadeiras rápidas e econômicas para fazer dentro de casa! Você pode fazer no feriadão de carnaval ou salvar as ideias para quando precisar.

1. Acerte o quadrado

Para esta brincadeira tudo o que você precisa ter é um pedaço de papel sulfite e uma janela ou porta de vidro.

Faça um quadrado de mais ou menos 8 x 8 cm com o papel, molhe a folha e cole o quadrado no vidro. A medida do papel pode ser variada. Quanto maior o papel, mais fácil será fazer a brincadeira.

A brincadeira consiste em se afastar da janela, fechar os olhos e estender um dos braços com o dedo apontado.

De olho fechado, a criança precisa andar na direção da janela, sempre com o braço estendido para frente, e ver se consegue colocar o dedo indicador no papel que está colado no vidro

2. Desafio Divertidos

Com  a onda dos desafios no Youtube, as crianças aprendem desde cedo a curtir essa brincadeira. Que tal trocar o tempo no celular por um tempo fazendo os desafios no mundo físico. São brincadeiras rápidas e econômicas que você pode fazer em diferentes momentos. No post Desafios para brincar com as crianças, você aprende vários, como por exemplo o desafio da meia com objetos.

3. Filme de Stop Motion

Se você tiver um pouco mais de tempo e filhos com mais de 6 anos, pode brincar de fazer um filme em stopmotion com o seu celular. A gente ensina como fazer no post Unir a brincadeira e a tecnologia com stopmotion.

4. Gincana das Profissões

Essa é outra rapidinha e divertida. Você fala uma profissão e a criança tem que andar pela casa para encontrar 3 objetos usados por uma pessoa que tem aquela profissão. Pegue sugestões de como fazer no post Gincana das Profissões para Crianças.

5. Experimento da moeda

Já falamos em fazer brinquedos, filmes… que tal fazer um truque de mágica. Na verdade é um experimento, mas é tão interessante que parece mágica. Veja como fazer a moeda sumir e reaparecer no pote com água no post Experimento da moeda: Ciência que parece mágica.

6. Frotagem

Você já ouviu falar em frotagem? É um jeito de fazer artes em que você coloca um objeto com textura embaixo de uma folha de papel sulfite e depois usa um giz de cera ou lápis grafite para riscar e ver a “estampa” aparecer no papel. Você pode aprender tudo com detalhes no post Frotagem: uma técnica de artes que vai encantar as crianças. E se quiser outras dicas de atividades de artes que funcionam como brincadeiras rápidas e econômicas, pode ver o post 10 maneiras de brincar de desenhar.

7. Caça ao tesouro

Essa é campeoníssima de todas as brincadeiras rápidas e econômicas! Dá pra fazer com crianças de diferentes idades e com diferentes formatos e temos um MONTEEEEE de ideias para isso. Dá uma olhada nos nossos posts.

Para facilitar a sua vida, se a criança já souber ler, aqui tem uma lista de pistas prontinha que preparamos para você.

Se você gostou dessas dicas e gostaria de ver mais dicas,  pode seguir nossa pasta Brincadeiras Rapidinhas, no Pinterest ou ver o vídeo com 10 dicas de brincadeiras rápidas para você se inspirar ainda mais.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.