10 brincadeiras de artes para um fim de semana criativo em casa


Nós amamos fazer arte com as crianças e não temos a menor dúvida sobre seus benefícios para o desenvolvimento infantil. Aliás, ao escrever este post: 10 brincadeiras de artes para um fim de semana criativo em casa, lembramos da escritora dinamarquesa, Anna Marie Holm, que tem uma frase que sintetiza o papel da arte para as crianças: “Quando se trabalha com a primeira infância (período que vai do 0 aos 3 anos), arte não é algo que ocorra isoladamente. Ela engloba: controle corporal coordenação equilíbrio motricidade sentir ver ouvir pensar falar ter segurança. E ter confiança, para que a criança possa se movimentar e experimentar”.

Lindo, não é? Então, valorize com seus filhos os momentos de fazer arte. Mesmo que eles prefiram brincadeiras de movimento, jogos ou ciências, propicie também momentos de fazer arte. E não se preocupe com o resultado e nem tente controlar o que a criança está fazendo. Deixe ela livre para criar e brinque junto. Será ótimo para as crianças e muito bom para você também =)

Bóra fazer arte?

01 – Pintura: a caixa de Pandora

Vamos começar com a arte para os pequenos? A Pat Camargo escreveu este post ensinando uma atividade criativa para crianças que é pintar de um jeito inusitado.  Tudo com materiais simples, que você tem em casa. Temos certeza que as crianças vão se surpreender e amar pintar desse jeito. Clique aqui para ver todo o passo a passo da brincadeira para um  fim de semana criativo.

02 – Kirigami

Talvez você já tenha visto ou até brincado com Kirigami na infãncia, mas apenas não sabia que se chamava assim. Digamos que seja um primo do origami! A diferença é que o kirigami é a arte de cortar papel dobrado e o origami é dobrar o papel, sem cortá-lo.

A Pat Camargo fez com seus filhos e foi a maior diversão! Clique aqui para ver como fazer, com todo o passo a passo. Mais uma das nossas 10 brincadeiras de artes para um fim de semana criativo em casa!

03 – Pintar no chão

Calma, leia novamente! É brincar de pintar NO chão e não O chão rsrs. Essa foi a ideia que a Patricia Marinho teve para a Gabi, sua filha mais nova, pintar em superfícies novas, ao invés de um papel A4 numa mesa. Nas fotos você vai ver que a Gabi era pequena, tinha 3 anos, mas acredite: crianças de qualquer idade vão se surpreender  com essa ideia e também vão participar. Então, bóra fazer um fim de semana criativo em casa?

04 – Desenho mágico

Neste post aqui, a Patricia Marinho ensina um jeito diferente de desenhar que vai deixar as crianças surpresas. Como ela explica, claro que as crianças sempre sabem o que fazer com um lápis e papel na mão, mas a gente pode ajudar criando propostas especiais como essa aqui do desenho mágico. Bóra fazer mais essa das nossas 10 brincadeiras de artes para um fim de semana criativo em casa?

05 – Decalque

Sabe aquelas bandejas de isopor que vem junto com algumas compras de supermercado? Não jogue fora! Uma das ideias do fazer com esse material é o decalque. Como a Patricia Marinho mostra neste post aqui, esse é um jeito diferente de fazer arte que, além de ter um efeito lindo, cai na categoria “não requer prática nem habilidade”, só os materiais certos. Clique aqui, chame as crianças e divirta-se junto elas.

06 – Pinte como Pollock

Fim de semana criativo com um os maiores nomes da arte” Pollock foi um pintor americano do movimento do expressionismo abstrato que se tornou conhecido por seu estilo único de pintura por gotejamentoClique aqui para ver o post que a Patricia Marinho escreveu e no qual ela mostra um jeito simples, mas incrivel de ensinar as crianças sobre a arte de Pollock.

07 – Tinta caseira

Prepare-se! Ao clicar aqui você vai um post da Patricia Marinho que, mesmo aqueles adultos que tem medo de sujeira, ficarão empolgados para fazer essa tinta e brincar. Basta espuma de barbear e corante de alimentos para você brincar com as crianças e criar lindas memórias com elas. Mais uma das nossas 10 brincadeiras de artes para um fim de semana criativo em casa que vai surpreender!

08 – Desenhar usando um pião

Puxa, não tenho um pião em casa… Não precisa se preocupar. Neste post aqui, a Pat Camargo ensina como fazer um pião caseiro e com desenhar com ele. Um jeito diferente de pintar e de encantar com os movimentos do pião enquanto ele pinta o papel. Ficou curioso? Clique aqui para ver.

09 – Arte com folhas

Se você tem um pequeno jardim ou uma árvore em frente a sua casa, não vai precisar nem sair para encontrar o material para fazer essa arte. É só chamar as crianças e pegar as que estão caídas no chão, além de galhos, flores o que vocês quiserem. Depois, clique aqui para ver este post escrito pela Patricia Marinho. Um jeito criativo de fazer arte e que ainda pode juntar os filhos de diferentes idades para um fim de semana criativo em casa.

10 – Completar o desenho

Essa é uma outra atividade de artes muito legal e que ajuda a unir irmãos de idades diferentes.  Neste post aqui, a Patricia Marinho mostra o passo a passo da brincadeira que ela criou para que a Carol, na época com 8 anos, brincasse com seu amigo de 4 anos. Usando materiais bem simples, você cria uma brincadeira para soltar a imaginação das crianças =)

Por último, quer uma dica para ter sempre em casa alguns materiais básicos para se preparar e poder pensar em outras brincadeiras de artes para surpreender as crianças? Tenho certeza de que vai te ajudar muito no dia a dia. Então, aproveite e baixe o nosso PDF gratuito com a Lista de Material que você deve ter em casa para estimular a imaginação das crianças.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.