10 brincadeiras fora da rotina para fazer no feriado


Pleno feriado e você sem ideia do que fazer com as crianças? Não pode! A primeira opção é pensar num programa especial fora de casa (se o tempo estiver bom na sua cidade, dá uma lida no Post “As melhores brincadeiras fora de casa” para se inspirar). A segunda pode ser fazer uma brincadeira original, que não faça parte do cotidiano das crianças. Eu estou para conhecer a criança que não goste de experimentar uma brincadeira nova. Por isso, o tema do blog de hoje são 10 brincadeiras fora da rotina para fazer no feriado! Eu já fiz todas essas brincadeiras com a Carol e posso garantir que elas funcionam mesmo! Se houver amiguinhos por perto, melhor ainda!

1. Corrida do Algodão

Acho que o que eu mais gosto desta ideia da corrida de algodão é que ela funciona muito bem para crianças de diferentes idades. Basta mudar a superfície usada e a distância a ser percorrida. Tudo o que você via precisar são canudos e bolas de algodão. Quem conseguir soprar mais e mais forte ganha a corrida!

10 brincadeiras fora da rotina para fazer no feriado - corrida de algodão

2. Jogo das Bolas de Algodão

Outro jogo divertido para se fazer com bolas de algodão é tentar usar uma colher para transferir as bolas que estão num pote para o outro, com um detalhe: os olhos precisam estar vendados. para ficar mais difícil, podemos acrescentar o fator tempo e ver quem consegue transferir mais bola em apenas 1 minuto.

10 brincadeiras fora da rotina para fazer no feriado - brincadeira com algodão

3. Corredor de raio laser

Algumas tiras de papel crepom, fita crepe e um pouco de paciência e você tem um corredor de armadilhas de raio laser que vai entreter qualquer criança! Vejam a cara da Gabriela quando ela se deparou com o corredor colorido!

10 brincadeiras fora da rotina para fazer no feriado - Corredor diferente de papel crepom

4. Corrida do Avião

Taí uma brincadeira que eu faço a beça aqui em casa, com ou sem amigos por perto, porque a Carol adora: a corrida do avião. Com a a fita crepe você faz as marcações no chão e depois, com aviões de papel, vê consegue acertar mais pontos jogando o avião no alvo certo.

5. Tênis de bexiga

Bas tam 2 pratos descartáveis e dois palitos do sorvete (ou duas réguas) para você criar as raquetes que vão poder se usadas num animado jogo de tênis de bexiga. Se der para colocar um barbante amarrado em duas cadeiras para marcar o campo de jogo, melhor ainda!

Atividades com bola no tempojunto: tenis com bexiga

6. Papel reciclado

Olha que jeito bonito a @patcamargo encontrou para falar de transformação com os filhos! Lembra que a Patricia Garcia nos disse que a brincadeira é uma chave de ouro para entender os filhos? Nesse caso temos um exemplo literal de como usar a brincadeira para conversar. Um jornal velho vira uma escultura que depois de desmanchada, vira papel reciclado feito em casa. Dá um trabalhinho, mas o resultado compensa.

papel_reciclado_sem_fibra_A2

7. Pula a pula na sala

OK, você gosta da sua casa arrumada. Posso falar, eu também! Sou quase maníaca por organização. Mas isso não significa que a casa não possa receber bem as crianças (afinal, a casa é delas) e nem que você não possa fazer uma traquinagem e abrir algumas exceções de vez em quando. A @patcamargo faz isso quando nos incentiva a usar as almofadas do sofá para criar um incrível pula pula em casa.

pula pula na casa

pula pula em casa com crianças

8. Concurso de poses

Eu tirei a ideia deste concurso de poses do site Childhood101. O post original traz um link para um pdf para você baixar e imprimir as poses. Eu já fiz com a Carol sozinha (eu e ela fazendo as poses) e também fui juíza de mais de um concurso entre ela e suas amigas. Sempre funciona super bem esta brincadeira

Concurso de poses

9. Invente seu jogo

Essa qui quem fez primeiro foi a minha amiga Renata Bordon (depois eu fiz com a Carol e os primos, mas não tenho foto). Ela aproveitou o tempo em casa para pegar cartolina e lápis de cor para criar um jogo de tabuleiro caseiro. Eu achei o máximo!

Jogo de tabuleiro

10. Escultura de Marshmallow

Para terminar, reuna marshmallow, espaguete (pode ser uva e palito de dente) e brinque de montar as mais divertidas esculturas! Com direito a comer o marshmallow quando tudo acabar :)

 

Se você gostou dessas dicas e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Michele

    Que Blog incrível ! Fiquei super inspirada por estas idéias maravilhosas e já to viciada nesse blog hahah não consigo parar de ler <3 parabéns !! me sinto muito grata por encontrar pessoas como você no mundo, compartilhando amor e educação !

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.