O brincar que estimula o sentimento de amizade entre irmãos


By patcamargo

A relação entre irmãos é sempre uma caixinha de surpresas. Eu conheço irmãos inseparáveis, conheço irmãos que têm vidas mais separadas e até aqueles cujo relacionamento é mais complicado. E eu até entendo isso porque “irmão a gente não escolhe” e às vezes personalidades muito diferentes têm mais dificuldade de conviver de forma mais próxima e parceira. Quando somos pais, uma das coisas que gostaríamos é que nossos filhos tivessem uma relação harmoniosa e fraterna, não é mesmo?

Claro que não há garantias quando o assunto é relacionamento humano. Eu mesma quando pequena brincava muito e era bem próxima do meu irmão mais novo e, conforme chegamos na adolescência, os estilos diferentes nos afastaram um pouco (por exemplo eu ser madrugadora e ele gostar de baladas noturnas). Mas o fato de termos criado este vínculo quando éramos crianças por meio do brincar valeu para manter nossa amizade e relacionamento até hoje. Então, eu separei algumas brincadeiras que tem esta característica de favorecer o espírito de equipe, o trabalho conjunto, a tolerância com relação às diferenças e a paciência. Eu acredito que o brincar junto estimulam o sentimento de amizade entre irmãos.

A família une

Brincadeiras que podem ser feitas em família são muito boas para que os irmãos percebam o quanto fazem parte de um conjunto especial que é a família. Este espírito de pertencer a algo valoriza a união das crianças. Olha que legal, por exemplo, esta brincadeira de olhar fotos em um álbum. A Patricia Marinho falou sobre isso num post sobre atividades com bebês. Eu citei em outro post com brincadeiras que duram 10 minutinhos. Em casa, seja em álbuns ou projetando fotos no computador, esta é uma brincadeira que nos une e diverte, além de criar referências positivas de todos juntos.

Quando as fotos da família viram brincadeira para bebês - pat conversando com a gabi no colo

Que tal um Câmera Quente? Nesta brincadeira a “disputa” é tão divertida que nem parece competição. E o resultado disso é rir junto e aprender a rir um do outro de forma respeitosa.

Brincar com seus filhos de fotografar mundo - camera quente 2

Mais um exemplo de brincadeira que trabalha sintonia entre os irmãos são as brincadeiras de mão. Afinal, para acertar é preciso conhecer as características do outro e entender as limitações. Aqui tem um exemplo.

Cantinhos proporcionam o brincar junto

Outra sugestão para que os irmãos brinquem juntos são os Cantinhos. Também chamados de Convites para Brincar, estas são brincadeiras para as quais você prepara antecipadamente um conjunto de materiais que, em princípio, não combinam, e convida a criança para o brincar livre, sem um resultado esperado. Por exemplo, rolhas, folhas e água.

Cantinho para brincar - crianças brincando com folhas de outono

Também funciona colocar, por exemplo, suas panelas e papel picado, e até organizar um cenário para deixar a imaginação fluir (como uma cozinha, uma mecânica, um hospital).

Cantinhos - diferemtes legos juntos

O importante no caso dos Cantinhos é incentivar que os irmãos brinquem e decidam o que fazer com os materiais ou com os cenários juntos.

Idades diferentes, mesmas brincadeiras

Se a proposta é estimular a amizade entre os irmãos, o ideal é propor brincadeiras que sejam participativas, mas não sejam competitivas demais (a não ser que seja a “equipe” dos irmãos versus a “equipe” dos pais). E mesmo pais de irmãos com idades bem diferentes encontram dicas de brincadeiras que sejam divertidas para todos. A Patricia Marinho sempre dá sugestões assim, pois ela tem filhas com 7 anos de diferença. Uma atividade sensorial, por exemplo com amido de milho, é ótima para unir os irmãos.

Brincadeira sensorial para todas as idades_maisena_e assim termina a brincadeira

Neste post aqui há mais 7 brincadeiras que funcionam super bem com irmãos com idades diferentes.

Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes_bolinha de sabao

Acredito que deu para ter uma ideia de brincadeiras que estimulam o sentimento de amizade entre os irmãos. Lá no blog você pode buscar no menu por brincadeiras que brincam dois ou brincam poucos e vai encontrar vááárias sugestões. Para concluir eu quero deixar aqui o link de um post bem legal que fizemos do Brincar para Respeitar as Diferenças. Nele a gente fala mais sobre o assunto e dá dicas de mais brincadeiras.

Brincar pra quê? Para respeitar as diferenças capa

E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.