10 maneiras de brincar com bola


Difícil alguém que não tenha pelo menos uma bola em casa, né? Então pensei num post de inspiração par ao final de semana um pouquinho diferente e vou mostrar 10 maneiras de brincar com bola. Vai muito além do futebol!

Começando com as crianças pequenas:

1. Use a bola para exercitar os bebês

O post Como exercitar o bebê com diferentes tipos de bola traz 3 tipos de atividades de estimulação para fazer com os bebês.

Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas - felipe pegando a bola de borracha

2. Túnel de caixa

Esta é perfeita para estimular o bebê que está aprendendo a engatinhar. Você usa uma caixa de papelão para fazer um túnel que a criança vai precisar atravessa engatinhando se quiser pegar a bola.

Basta virar a caixa colocar uma bolinha para ela se interessar mais

Passando para crianças maiores:

3. Bola e rampa

A primeira ideia que a gente tem quando pega uma bola, é jogar de uma pessoa para a outra. Se tiver espaço, outra dica é ver quem joga a bola mais longe. Mas se você tiver por perto um espaço com algum tipo de rampa, pode dar uma nova variação para a idea de passar a bola para alguém. A Patcamargo fez na pista de skate do seu prédio e foi perfeito!

Uma bola uma rampa e a brincadeira ao ar livre está pronta - sofia pegando a bola na rampa

4. Acerte a casinha

Esta é outra ideia da Patcamargo, ou melhor, da filha dela, que foi quem inventou a brincadeira. Chama-se acerte a casinha“A gente chuta a bola. Se entrar na casinha do porquinho é ponto. Se a bola for no ursinho você perdeu”. 

Acerte a bola na casinha do porquinho - Larissa jogando com a bola na caixa

5. Circuito

Você pode usar uma bola como parte de um circuito de atividades para as crianças. Neste post a gente dá algumas dicas de como fazer um circuito ao ar livre.

Brincadeira de circuito para as crianças - larissa levando a bola pela escada

6. Acerte o alvo

Olha que demais a ideia da lona de arremesso do Gurutotheoutdoors.com! Ótima para quem tem espaço e convida os amigos dos filhos para brincar.

10 maneiras de brincar com bola - lona de arremesso

7. Boliche caseiro

Uma bola mais um conjunto de pelo menos 6 garrafas pet dão um excelente boliche caseiro!

Brincadeira de movimento com boliche caseiro - gabi sentada no chao

8. Desenhos no chão

No Littlebinsforlittlehands.com achei essa ideia de usar fitas adesivas para fazer percursos no chão. Ótima dica para desenvolver a coordenação motora das crianças.

10 maneiras de brincar com bola - desenho no chão

9. Chute a letra

Já no Mominspiredlife.com, eu achei uma atividade de estímulo que junta a coordenação motora com o aprendizado cognitivo. Ideal para as crianças que estão aprendendo a reconhecer as letras, a ideia é escrever algumas letras num como plástico e depois pedir para a criança usar a bola para chutar a letra certa.

10 maneiras de brincar com bola - chute na letra

10. Faça o que a bola mandar

Vou terminar com um post m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o do Modernparentsmessykids.com que tem 10 ideias de como brincar com uma bola de praia dentro de casa. Uma das ideias é escrever alguns comandos na bola. Assim, na brincadeira de jogar de um para o outro, quem pegar a bola tem que ler o que está escrito e fazer a ação, como pular em um pé só ou imitar um cachorro. Não é ótimo para ajudar a tirar as crianças do sofá?

10 maneiras de brincar com bola - faz o que a bola mandar

Se quiser ainda mais dicas, com diferentes tipos de bolinhas, dá uma olhada no post: 10 ideias criativas de atividades usando uma bola.

10 ideias criativas com bolas

 

Toda sexta-feira tem um tema diferente para você. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.