As melhores brincadeiras para crianças entre 3 e 7 anos – retrô 2016


By patcamargo

Minha primeira coluna de 2017 e eu precisava fazer um remember. É que as crianças crescem tão rápido que até ontem eu escrevia aqui sobre “crianças pequenas”, até 2 e 3 anos. Agora, aff, os três já são “crianças médias” (rsrsrsrs). O Pocoyo já vai para a casa das crianças grandes! E as brincadeiras mudam. Agora as brincadeiras sensoriais reduzem seu espaço e abrem as portas para um brincar de imaginação incrível! A toda hora eles estão criando histórias, inventando personagens e criando diálogos impagáveis. Então, resoolvi escrever sobre brincadeiras para crianças entre 3 e 7 anos.

Também tem mais brincadeira sem a minha presença (pois é, este dia chegou). Então, eu invento muito brinquedo caseiro e eles brincam até. Por outro lado, os jogos em família ganharam força e todo dia tem um. Como também as brincadeiras com bola e mais físicas (que eu amo), de correr, pular, se esconder. Outra coisa que fica mais evidente é o gosto pelo desenho ou por atividades que exijam mais paciência. Claro que no caso do Pocoyo e da Cururuca esta “paciência” dura menos de uma hora, mas já está bom. A Potcho é mais focada quando resolve brincar e passa um tempão com as bonecas ou pintando.

Os amigos também estão bem presentes. Desde os 3 anos, eu trago amigos de escola aqui em casa para brincar. São tardes muito divertidas. E agora, com 4, 5 e 7 anos, os amigos são fundamentais para momentos de brincadeiras. Quando as crianças brincam com outras de idades parecidas, elas estão de igual para igual, resolvendo conflitos, pensando em soluções, criando juntos, aprendendo a se comunicar e desenvolvendo sua autonomia por meio da brincadeira.

E eu acho legal trazer isso para vocês porque, por um lado, quem me segue no Tempojunto desde o começo acaba acompanhando a evolução do brincar conforme as crianças crescem. E quem está aqui por agora, pode ter uma ideia de que fase do brincar está seu filho, se ele tem esta faixa etária.

Bóra lá, então, para a minha lista de iradas brincadeiras para crianças entre 3 e 7 anos.

1.Foguete de Canudo de Papel

Super simples de fazer e diversão garantida para aqueles momentos em que bate um tédio dentro de casa. Com a vantagem de ser ótimo também para brincar lá fora.

brincadeiras para crianças entre 3 e 7 anos foguete

2. Presentes Caseiros

3. Circuito ao ar livre

Se você não é daqueles que se anima a brincar de pique, que tal montar um circuito em que as crianças podem brincar com você só incentivando?

Circuito ao ar livre para celebrar um dia de alegria com as criancas_lancador de bola de papel

4. Brincar livre na chuva

Ahh. Precisa falar alguma coisa?

5. Sardinha e Sim e não

Outras duas brincadeiras que você pode adaptar para dentro ou fora de casa e com 2, 3, 5 ou mais crianças.

6. Melhores apps para crianças entre 3 e 6 anos

Porque dá sim para usar a tecnologia a seu favor, especialmente se você encarar como uma brincadeira que você precisa brincar junto com seu filho. Aproveite e descubra com ele as coisas legais que os aplicativos podem ter. E se você precisar de um tempinho para você, proponha outra brincadeira que seja analógica para as crianças. Deixe as telas para um tempo junto.

7. Brincadeiras com caixa de papelão

Aqui tem tanta coisa legal para fazer com uma caixa de papelão, que você não vai desperdiçar a próxima que aparecer na sua frente! Brincadeiras para crianças super simples e divertidas, usando materiais recicláveis.

brincadeiras para crianças entre 3 e 7 anos foguete caixa de papelão

8. 20 formas de brincar de desenhar

Para dar uma incrementada na brincadeira de desenhar das crianças. Aproveite e solte seu talento também. Eu, bom, meu mais recente desenho foi creditado a uma criança de 6 anos (tóin!).

9. Futebol de canudo é super estimulante

Outro brinquedo simples de fazer e que as crianças brincaram muito.

Futebol de canudo - jogo 2

10. Paraquedas para dentro ou fora de casa

Eu acho que brinquei mais com os paraquedas do que os meus filhos. E olha que eles brincaram muito mesmo. Foi campeonato de acerte o alvo, testes para ver o quanto o paraquedas aguentava de peso. A gente só não soltou um pela janela porque eu ponderei que poderia cair na cabeça de alguém. Mas que deu vontade, ah isso deu mesmo. 😉

11. Pintura dentro do box do chuveiro

Incrível como quase tudo pode ser uma tela de pintura para as crianças. Num dia quente, que tal propor esta arte super inovadora. A gente garante que sai tudo com água e sabão.

12. 30 brincadeiras de movimento

Mais ideias para colocar as crianças para se movimentar. Nada melhor que mexer o esqueleto para evitar o marasmo na frente da televisão.

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - andando sobre o tapete

13. 10 ideias para transformar um passeio numa aventura

Porque uma ida até a padaria pode ser bem mais bacana se você estimular seu filho e ver o caminho como um grande campo de exploração e imaginação. Uma das nossas brincadeiras para crianças entre 3 e 7 anos simples e que pode ser feita a qualquer hora.

14. Espuma colorida no banho

Mais uma das nossas brincadeiras para crianças entre 3 e 7 anos e dessa vez para aproveitar o banheiro como um lugar inusitado para brincar. Espuma e cor.

brincadeiras para crianças entre 3 e 7 anos espuma colorida

15. 20 brincadeiras para um dia quente de verão

 

E aí? Gostou do nosso post com brincadeiras para crianças entre 3 e 7 anos? Então, para você que quer criar uma rotina de brincadeiras mais estimulante e ter sempre uma sugestão bacana prontinha, desenvolvemos o e-book Brincadeiras Simples e Surpreendentes para Crianças de 3 a 6 anos. Nele você conta com 42 fichas de brincadeiras inovadoras, testadas pelo Tempojunto e organizadas pensando em todas as características das crianças nesta fase. As brincadeiras são divididas em “Dentro de Casa”, “Fora de Casa” e “Artes” e cada ficha vem com a lista de material necessário, instruções de como repetir em casa e dicas para tirar o melhor proveito de cada atividade proposta. As fichas podem ser consultadas no seu computador, tablet ou smartphone, ou imprimir para escolher uma com seu filho na hora de brincar.

12 Comments

Comente
  1. 5
    aurea

    Ideias incríveis! Estou trabalhando com crianças de 4 e 5 anos, gostaria de receber as novidades no meu email. Um abraço. Parabéns! !

    • 6
      Patrícia Marinho

      Olá Aurea,
      Obrigada pelo interesse. A gente não consegue mandar ideias específicas de uma faixa etária. Se quiser receber o nosso email semanal com o resumo do que postamos no blog, com ideias para todas as faixas etárias, é só se cadastrar e entrar na nossa lista. É grátis. o link para o cadastro é este aqui:
      http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner
      Beijos,
      Patrícia

  2. 11
    Marco Antonio

    Muito legal, vcs tiveram uma ideia genial. Parabéns, sou aquele avô que trabalhava muito e não curti muito meus filhos. Agora com meu neto, carrinho de rolimã, pipas, bola, só não entrei com bolinhas de gude porque ele é muito novo. Mas as dicas de vcs são muito bacanas, vou pôr em prática.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.