10 brincadeiras para melhorar a concentração dos seus filhos


Se você já conhece o nosso canal no Youtube sabe que toda quarta-feira tem vídeo novo por lá. Essa semana publicamos um vídeo com a Pat Camargo explicando 10 brincadeiras para melhorar a concentração dos seus filhos.Aliás, se pensarmos bem, com tanta informação circulando, todos nós – filhos e pais – precisamos melhorar a concentração, não é?

Então, aproveite, assista ao vídeo e brinque com as crianças! Sim, brincar ajuda a melhorar a concentração e nem precisa ser aquelas só aquelas brincadeiras “paradonas”, Dá uma olhada aqui no vídeo para ouvir a explicação da Pat e ainda conhecer as 10 brincadeiras para melhorar a concentração dos seus filhos.

01 – Gato Mia

Aqui no nosso site já publicamos a versão dessa brincadeira com uma das crianças de olhos vendados. Porém, a ideia que a Pat mostrou é um pouco diferente. Você precisa começar pedindo a uma das crianças para esperar em outro local. Depois, escolha entre as outras quem será o gato. A criança gato vai precisar miar enquanto as demais farão outros barulhos. Tudo para confundir e não deixar a criança que estava em outro local descobrir quem é o gato. Nesse caso, o “treinar a concentração” vem da atenção e do foco na audição que a criança precisa ter para encontrar gato.

02 – Marco Polo

Essa é uma brincadeira muito comum para fazer na piscina e nós já mostramos nesse post aqui. Precisa de pelo menos 2 participantes, mas o legal mesmo é quando tem um monte de gente. Uma pessoa será o pegador e ela é quem vai ficar na água falando MARCO enquanto nada ou anda de os olhos fechados. As demais pessoas que estão na água precisam responder POLO, enquanto se movimentam na piscina. Não vale sair da água e todo mundo que está dentro precisa falar POLO em um tom de voz alto, que o pegador possa ouvir. Dá uma olhada no post aqui para ver o passo a passo até o fim e assista ao vídeo abaixo para ver a farra das crianças.

03 – Amarelinha

Você pode estar aí se perguntando: tem certeza que Amarelinha ajuda a melhorar a concentração? Sim, ajuda! O fato da criança estar ali, trabalhando para equilibrar o corpo enquanto olha em que número ela tem que pular, além de prestar atenção para não pular onde está a pedrinha, ela já está trabalhando a concentração. Aproveite e clique aqui para ver um post com a Gabi, filha mais nova da Patricia Marinho, brincando de Amarelinha de um jeito diferente. Mais um dica super legal de brincadeiras para melhorar a concentração dos seus filhos.

04 – Descubra a frase

Para brincar, você vai precisar dividir as crianças em três grupos. O Grupo 1 precisará passar uma informação para o Grupo 3. Pode ser uma mensagem, uma frase ou até mesmo só uma palavra. Já o Grupo 2 ficará no meio tentando atrapalhar fazendo barulho, pulando, gritando mais alto! A ideia é que esse “grupo da bagunça” atrapalhe mesmo, para que o Grupo 3 não adivinhe a mensagem. Se você não tem um grupo de crianças, então clique aqui e assista ao vídeo que a Pat dá uma ótima dica para brincar com apenas 3 crianças.

Mas como essa brincadeira ajuda a melhorar a concentração dos seus filhos? Como a Pat explica, a distração está relacionada com uma função que nosso cérebro faz, que se chama função executiva do controle inibitório. Uma destas funções é a capacidade de abstrair os barulhos e distrações externas para prestar atenção em uma só coisa.

05 – Instrumento fora do ritmo

Aqui, você precisa primeiro pedir para uma das crianças ficar fora do local. Depois, você reúne as outras crianças, distribui instrumentos musicais e combinar que ela precisam seguir “tocando” no ritmo das suas palmas. Mas, para uma delas, que você vai escolher, você explica que ela não deverá seguir o ritmo e poderá tocar como quiser. 

Organizou? Então, é a hora de chamar a criança que estava em outro ambiente e ela deverá descobrir qual é o instrumento que está fora do ritmo. Como a Pat explica no vídeo, essa brincadeira ajudará a melhorar a concentração das crianças que estão tocando, afinal elas precisam se concentrar para tocar no ritmo. E ajudará a melhorar a concentração também da criança que precisa adivinhar, pois precisa de muuuuita concentração para adivinhar qual instrumento está fora do ritmo! Mais um dica super legal de brincadeiras para melhorar a concentração dos seus filhos.

06 – Quebra-cabeças

Essa é uma ótima brincadeira para treinar concentração, foco e paciência. Como a Pat Camargo explica no vídeo, existem quebra-cabeças para todas as idades, incluindo bebês como a gente mostra neste post aqui.

Aliás, essa é uma boa dica para programar um momento em família antes de dormir ou no fim de semana. Chame todo mundo e bóra montar quebra-cabeças? Assim, você ajudam a melhorar a concentração dos seus filhos e ainda passam um tempo juntos.

07 – Jogo da memória

Esse é um jogo que exige muita concentração, não é mesmo? Precisa focar para ver onde estão as figuras e depois encontrar as duplas. Aqui no site nós temos alguns posts sobre Jogo da memória que você pode conferir clicando aqui. Um deles, o post Um jogo da memória feito pelas próprias crianças além de ser uma ótima dica de brincadeiras para melhorar a concentração dos seus filhos também ensina e incentiva a família a criar seu próprio jogo. Que tal?

08 – Jogo de mímica

Uma criança concentrada no corpo para fazer os movimentos que traduza o que as outras precisam entender. E as que precisam entender concentradas em traduzir os gestos em palavras. Já parou para pensar nisso? Em como um simples jogo de mímica ajuda a melhorar a concentração?

Aliás, para te ajudar com charadas prontinhas, nós preparamos dois PDFs. Um com a versão ilustrada e com palavras mais fáceis para você poder envolver as crianças pequenas. Afinal, como tem as figuras, mesmo quem não sabe ler ainda pode participar. E outra versão com palavras um pouco mais difíceis e sem as ilustrações de apoio. Para brincar é só clicar aqui, receber seus PDFs gratuitamente, imprimir e chamar as crianças!

09 – Jogos de tabuleiro

Tem tantos jogos de tabuleiro nas lojas! Uma diversidade incrível com jogos mais fáceis, mais difíceis, para os pequenos, os maiores. Enfim, o que não falta são jogos para você e as crianças escolherem e partirem para a brincadeira. Ah, mas tem tantos que eu nem sei como escolher… Então, vamos te ajudar com esses posts aqui e olha que tem até uma ideia para montar o jogo de tabuleiro da família.

10 – Desenhar a partir da observação

Para finalizar nossas 10 brincadeiras para melhorar a concentração dos seus filhos a ideia é propor que as crianças desenhem a partir da observação. Seja de um objeto ou de uma pessoa. Isso ajuda no foco e a ser detalhista, pois a criança precisará prestar atenção no objeto ou na pessoas para reproduzir o desenho o mais próximo possível.

Gostou do nosso post? Outro desafio dos pais, além de ajudar os filhos na questão da concentração, é diminuir o tempo de telas das crianças! Por isso, nós preparamos uma lista com 30 brincadeiras simples para tirar seu filho do celular. Você clica aqui ou na imagem e recebe gratuitamente a lista para brincar com seus filhos!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Heloísa Marques Dias

    Eu acho que essas brincadeiras são boas para passar o tempo só que são para brincar só em casa e muitas pessoas moram em apartamento então se torna meio ruim pelo barulho e pelo espaço

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.