16 Jogos de tabuleiro para crianças de todas as idades


Aqui em casa temos o hábito do “jogo da família”. Pelo menos uma vez por semana, a gente se reúne em torno da mesa antes de dormir para brincar com jogo de tabuleiro. Há jogos de tabuleiro para crianças de todas as idades. Por isso, este já é um hábito antigo, que começou ainda com as crianças com 2 e 3 anos.

Hoje em dia, meus filhos estão com 9 e 7 anos, e parte deles a vontade de estarmos juntos, jogando. E ao brincar com jogos, a criança aprende e vivencia coisas como:

. ter paciência para esperar a sua vez e respeitar as regras do jogo
. pensamento estratégico para encontrar a melhor forma de vencer o jogo
. habilidades sociais, na medida em que aprende a se relacionar com os outros
. habilidades emocionais, quando consegue saber ganhar e, o mais importante, saber perder

Além de jogar os brinquedos tradicionais, já prontos, como UNO, que a Patricia Marinho descreveu neste post, também montamos nossos próprios jogos de tabuleiro. Muitas vezes com caneta, papel e algum material para fazer os peões (sementes, bolinhas de papel). Assim, carregamos o jogo para qualquer lugar. Olha os jogos de tabuleiro que fizemos no ano passado. Inspire-se e jogue também com seus filhos:

Grande Engarrafamento

Um jogo cheio de estratégia para crianças mais velhas. No post tem como montar o tabuleiro e as regras.

Jogo chinês de raciocínio

Entre 5 e 6 anos já dá para brincar de PongHau. Mas as regras são mais bem compreendidas com crianças a partir dos 7 anos. Simples de montar, como explico no post.

Encontre a saída

Quem disse que tabuleiro pode ser somente em uma mesa? Neste jogo, para crianças pequenas, a partir dos 3 anos, o tabuleiro é “gigante” e desenhado no chão.

Jogo da Copa que também pode ser para campeonato de futebol

Este jogo eu fiz com meu filho na época da Copa do Mundo. Mas, se na sua casa tem algum fã de futebol, o mesmo tabuleiro pode ser usado para jogos de campeonatos estaduais ou uma versão do Brasileirão, por exemplo.

Cidade Dorme

Há inúmeras versões deste jogo, baseado naquele antigo Detetive, que eu jogava quando criança. No post, tem uma versão para crianças mais novas e os personagens para você imprimir e começar a se divertir com a família.

Jogo de xadrez com regras simples

Outra coisa que eu faço muito em casa é reduzir as regras de um jogo tradicional, enquanto meus filhos eram pequenos para entender tudo. Por causa disso, eu jogo xadrez por exemplo, com as crianças desde que tinham 4 ou 5 anos. Claro, numa versão super simples das regras. Até hoje, acho que não jogamos com todas as condições oficiais do xadrez. Mas o mais importante é brincar, raciocinar e curtirmos juntos.

Para finalizar este post, trago 10 jogos de tabuleiro comerciais, que pesquisamos. São jogos com dinâmicas novas, diferentes dos tradicionais que gente já conhece. Tem opções para todas as idades. É muito legal saber que ainda há quem invista em pensar em jogos de tabuleiro, numa época de tanto jogo eletrônico!

Espero que você tenha gostado das nossas sugestões. Minha dica é criar um dia especial na semana para você e sua família se sentarem juntos para jogar. Comece com jogos simples de dados e vá evoluindo, conforme seus filhos crescerem. Você vai ver, como logo logo todos estarão ansiosos para os jogos de tabuleiro em família. E se você quer continuar acompanhando nossas dicas, inscreva-se na Newsletter Tempojunto. É gratuita e semanalmente enviamos a você um e-mail com nossas novidades.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.