Brincadeiras para ajudar na matemática, ciências e linguagem


Título da capa: Seleção de brincadeiras que 16Uma das descobertas da neurociência é que durante a primeira infância seu filho desenvolverá habilidades importantes para a vida adulta. Ter “gosto” pelas características do chamado conhecimento STEM* e pelo nosso idioma passar pela brincadeira. Por isso, separamos as atividades de 2018 que podem ajudar na matemática, ciência e linguagem.

Mas é importante você saber que nós pais não somos responsáveis por moldar o cérebro dos nossos filhos. Funcionamos mais como um suporte de estímulos e proposições de descobertas que eles farão sozinhos. Em outras palavras, durante a primeira infância e boa parte dos 7 aos 12 anos, seu filho precisa muito mais de oportunidades de brincar que de um caminhão de conteúdo.

Então, vamos às nossas sugestões de brincadeiras.

Matemática

Dar continuidade a sequências que você cria. Pode ser de cores, de formas ou de números, conforme a etapa de desenvolvimento do seu filho.

Criar uma casinha também é um exercício matemático

Uma batalha naval bem diferente que da até para jogar sozinho.

Ciências

Eu gosto muito de “mágicas” com fundo científico!

Esta foi sucesso nas redes sociais: a bolha que não estoura na luva

Um desafio de ciências para crianças mais velhas

Gelo e sal são ótimos ingredientes de brincadeiras de ciências

Linguagem

Além de ajudar na matemática, ciências e linguagem, estas brincadeiras trabalham o raciocínio e resolução de problemas das crianças. É só clicar nas imagens.

Bóra curtir usar o dicionário!

Criem seu próprio caça-palavras

E agora, um novo palavras cruzadas caseiro.

Então, para ajudar na matemática, ciências e linguagem, aqui foram nossas dicas. Se você curtiu, te convido a se inscrever na nossa Newsletter. Ela é gratuita, semanal e você recebe nossas dicas de brincadeiras e atividades para fazer com seus filhos, separadas por faixa etária. Basta clicar no link.

*STEM é a sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português). A ideia original é unir conhecimentos dessas quatro áreas em torno da construção de algo que resolve o desafio proposto.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.