Como ajudar a acalmar as crianças mais velhas


Acalmar crianças mais velhas é um tema que pouco se fala. Porque nós adultos em geral, entendemos que depois dos 7 ou 8 anos, nossos filhos já têm capacidade de entender que não é mais aceitável “ter um piti” ou um ataque de birra.

Afinal, já são “mocinhos”, sabem conversar e deveriam usar de conversa e tranquilidade para expressar seus sentimentos.

Aliás, muitos de nós achamos até que as crianças mais velhas e os adolescentes já nem deveriam ter sentimentos de raiva ou frustração.

como acalmar uma criança mais velha

Cérebro ainda imaturo precisa de ajuda

Mas vamos ser sinceros. Quem de nós, adultos, conseguimos manter a calma diante de situações estressantes ou que fogem do nosso controle? Quantas vezes temos que admitir que perdemos a calma diante de coisas simples da rotina do dia a dia. E diante dos nossos filhos, então?

Isso porque o processo de acalmar-se está intimamente ligado ao entendimento de nós mesmos, de nossas emoções e sentimentos.

E de termos alternativas que nos ajudam a nos acalmarmos.

Então, porque exigimos que as crianças mais velhas tenham todo este auto-controle?

Brincadeiras e atividades que ajudam a acalmar as crianças mais velhas

Pensando nisso tudo, resolvi trazer exemplos de brincadeiras que ajudam aqui em casa a meus filhos (com 11, 10 e 9 anos) a terem recursos para manterem a calma em situações estressantes, de raiva, frustração ou confusão.

Porque o cérebro deles ainda não está maduro o suficiente para conseguir se auto-acalmar. Isso só acontece biologicamente depois da adolescência.

E o hábito de brincar com brincadeiras que acalmam ajudam neste processo. Saber se acalmar é um treino que começa na brincadeira.

Cada criança tem seu próprio jeito de se acalmar. Em casa, duas coisas funcionam bastante. Uma delas são peças de montar.

Estas pecinhas, milhares delas, com muitas possibilidades, trazem concentração e calma com meus filhos. Quanto mais montagens como estas:

Mais eles têm a oportunidade de focar em algo diferente que os estava estressando.

Inclusive, é comum eles deixarem as construções montadas e num momento que precisam se concentrar, deixar a mente mais tranquila, eles incluem mais uma construção à montagem toda.

Um barquinho a navegar

Outra coisa que ajuda a acalmar as crianças mais velhas aqui em casa é a brincadeira de imaginação.

Como esta, que fizemos dia destes, com barquinhos de papel numa fonte que tem aqui na área livre da minha casa.

Ficamos um tempão observando tudo. Respirando e imaginando para onde o barquinho poderia navegar.

E outras crianças mais velhas podem ter diferentes brincadeiras ou atividades que acalmam: dançar, ouvir música ou escrever um diário. Jogar bola, ou fazer uma atividade mais agitada. Jogar xadrez, ou desenhar.

Então, nosso papel é justamente apresentar brincadeiras e alternativas que ajudem nossos filhos mais velhos a encontrarem equilíbrio num momento de irritação ou tensão.

Atividades calmantes para a criança usar sozinha

Há várias outras brincadeiras que podem ser usadas como “calmantes” na hora de lidar com a raiva. Nós organizamos estas brincadeiras num material gratuito que você pode baixar e imprimir.

A ideia é que você recorte as atividades e coloque as fichas recortadas ao alcance das crianças para que elas possam sortear e usar sozinhas, sempre que necessário. Deste jeito a criança tem autonomia para recorrer a essa estratégia por conta própria, sempre que precisar!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.