As melhores brincadeiras fora de casa


Vamos aproveitar o verão para brincar ao livre? O post de hoje é sobre as melhores brincadeiras fora de casa publicadas aqui no Tempojunto. Espero que sirva de inspiração para muitos dias divertidos ao sol.

No parque

A brincadeira que fez mais sucesso por aqui foi a Caça aos Objetos da Natureza. Tanto que até saiu numa matéria no Catraca Livre. A idéia é simples: você sai de casa com uma lista de objetos da Natureza para você e as crianças procurarem quando chegar no parque. Coisas como: uma flor amarela, folhas de diferentes tons de verde e por aí vai. Você pode incrementar a brincadeira se transformar numa gincana, com as tarefas valendo pontos. No post original tem até o link para um pdf com sugestōes de missões para a sua caçada. É só imprimir e boa diversão.

caça ao ar livre objetos da natureza

Na Praia

Em julho eu escrevi três posts sobre o que fazer com os pequenos na praia. Tem desde o tradicional castelo de areia até um simples, mas divertido, experimento de fazer um relógio de sol. De tudo, o que a Carol mais gostou de fazer foram as fotos divertidas. Aproveite os brinquedos que você leva para a areia para inventar poses e situações inusitadas

Carol na praia

No jardim de casa

Pode ser o seu jardim ou o da casa da Vovó, por exemplo. Que tal explorar jeitos diferentes de fazer arte? Você pode transformar folhas em pincéis diferentes. Ou fazer uma caixa sensorial com os objetos do jardim. Tem 5 ideias super bacanas esperando por você no post.

Pincel com folha seca

Em qualquer muro que estiver por perto!

Aí vai uma dica de como pintar muro sem ninguém reclamar: com água. Aproveite um dia de sol, pegue um copo d’água e pincéis e divirta-se!

Pintura com agua imagem de capa

Tem água, mas não tem pincel? Não tem problema. Se tiver alguma calçada ou piso cimentado, use a água para brincar de pegadas

pegadas_blog1

Na rua (ou no Play do prédio)

Eu adoraria dizer que são sugestões de brincadeira de rua mesmo, como foi na minha infância, em que todos as crianças se encontravam para passar horas brincando na rua. Infelizmente as cidades cresceram e manter este hábito ficou difícil. Mas mesmo que as brincadeiras sejam no play no prédio, o importante é aproveitar o espaço para curtir livremente. Fiz um post sobre brincadeiras de antigamente. Que tal Chicotinho Queimado para os cariocas ou Corre Cutia para os paulistas? Desse post, a minha preferida disparado é pular elástico, porque tem a cara da minha infância

brincadeiras de rua_pular elastico

E que tal aproveitar a rua e usar giz de cera para fazer arte na calçada? Tudo pode virar tela para a imaginação dos pequenos (não se preocupe com a sujeira porque a chuva limpa!).

Carol na Calcada_Default

Outra dica boa para aproveitar os dias de calor é inventar brinquedos para usar ao ar livre. Se você tiver duas latas tipo nescau ou leite em pó em casa, pode ler o post que ensina como fazer pés de lata.

Pés de lata

As latas que você tem em casa são pequenas? Então aproveite para fazer um telefone sem fio. Toda criança precisa brincar com um pelo menos uma vez na vida!

Telefone sem fio de lata

E por último, para completar a lista com as 10 melhores brincadeiras para fazer ao ar livre, tem a Corrida do Avião, a preferida da Carol. Fita crepe e papel para fazer aviões é tudo  o que você precisa!

corrida do aviao _ instagram

 

Se você gostou dessas dicas e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.