
As melhores brincadeiras para crianças pequenas de 2016
Nossa, como é difííííícil fazer este post com as melhores brincadeiras para crianças pequenas de 2016! A gente fez tanta coisa legal! Vou começar definindo que crianças pequenas são as que têm entre 2 e 4 anos. Todas as brincadeiras foram feitas com a minha Gabi, que acabou de completar 3 anos. Mas dá para esticar até crianças um pouco mais velhas. Devo confessar que amo olhar para trás e ver o quanto nos divertimos com tantas brincadeiras.
Um pedaço de papel contact e alguns materiais variados, como papel crepom, algodão e lã são suficientes para uma atividade sensorial muito divertida!
Essa foi uma das atividades que a Gabi mais gostou de fazer. Bastou eu colocar alguns potes com água colorida na banheira para ela passar um tempão distraída brincando de combinação de cores. O corante de alimentos virou um item mandatório no nosso armário de materiais.
Essa também fez muito sucesso. Nada como usar um olhador para ver o mundo com outras cores!
Um jogo para tirar as crianças do sofá. Você faz um caminho de fita crepe no chão e pede para as crianças andarem passando por cima da linha. Tem variações como passar com os carrinho pelo desenho formado pela fita crepe.
5. Circuito
Desde que a gente inventou que o sofá pode virar cabana ou pula pula, volta e meia ele vira a estrela das brincadeiras de movimento aqui de casa! Os circuitos são os favoritos da Gabi.
Uma atividade ótima para crianças nessa fase é contar histórias. Elas amam passear pelo reino da imaginação. Você pode ler um livro, inventar histórias, ou criar novas maneiras de contar histórias tradicionais. Certamente a história da Dona Baratinha ficou muito mais interessante depois que fiz baratinha de papelão para a Gabi!
Olha a fita crepe aí de novo! Desta vez ela serviu para formar um alvo no chão e o desafio é soprar o pompom até parar no centro do alvo.
Já deu para perceber que sou fã da fita crepe? Pois tem mais uma: corredor de teia de fita crepe com pompom. Sente o esforço da Gabi para conseguir alcançar os seus pompons!
9. Brincadeira com peças soltas
Você viu o post sobre brincadeira com peças soltas? Não, então dá uma olhada no vídeo. Vale a pena para entender e se inspirar!
10. Brincar livre
Para terminar, não poderia deixar de fora da lista uma dica importante. Deixar a criança ter tempo para inventar e liderar suas próprias brincadeiras é fundamental para o seu desenvolvimento.
Que tal? Tem sempre uma sugestão nova para bebês pequenos um domingo por mês aqui no blog. Se você não quer correr o risco de perder, inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.
Adorei o post. Parabéns pelas ideias! Deixa eu perguntar: esses pompons (das brincadeiras 7 e 8), tu que fizeste ou foi comprado? de que material é? obrigada!
Oi Luciana,
Os pompoms são comprados. São feitos de pelúcia e você encontra em lojas online. Não é muito fácil de encontrar aqui não. Você pode substituir com bola de algodão colorido ou com pompom de lã que a gente ajuda a fazer aqui:
https://youtu.be/jX4nfx33-X0
Beijos,
Patrícia
Sempre gosto das ideias de vocês! Fiz várias desse último post! Muito bom!
Procuro ideias para fazer com bebê de 5meses agora!
Que bom que você gostou! Tem um monte de ideias para a faixa etária do seu bebê. Você vai gostar! Coloque “atividades para bebês de 0 a 6 meses no campo de busca e divirta-se!”
Beijos,
Patrícia
Muito bom
.lindo
Obrigada!
Achei suuuuuper legal!!! Q linda! Sabe as formas geométricas!! Adorei vou fazer também. Minha filha tem 2 anso e 4 meses. Bjs
Oi Tarcis,
Brincando as crianças aprendem bastante. Faz com sua filha sim. Espero que vocês tenham um ótimo tempo junto!