Uma rotina de brincadeiras para o dia a dia com seu bebê


Já tem um tempo que a Patricia Marinho escreveu aqui sobre como ela pesquisava, escolhia, montava e organizava a rotina de atividades e brincadeiras da Gabriela, quando ela era ainda um bebê. E o post ainda está atualíssimo, porque os bebês podem seguir mais ou menos a mesma rotina. Eu vou deixar o link aqui porque vale a leitura.

Mas como de lá para cá, tanto eu (a Patcamargo) quanto ela já escrevemos muito sobre brincadeiras e rotinas para os bebês. Por isso, trouxe este assunto novamente aqui, desta vez, com a minha visão e experiência.

No meu caso, meus três filhos foram para o berçário ainda novinhos. O Pocoyo com 6 meses já começou a frequentar a escola 3 vezes por semana, durante 3 horas. Com 10 meses ele passou a ir todos os dias, no período da manhã. A Cururuca começou mais cedo, com 5 meses. E a Potcho com 9 meses. Com isso, em geral, entre o berçário, a alimentação, as sonecas e cuidados de higiene, eu tinha cerca de 3 a 4 horas diárias de tempo para brincar com eles.

Rotina faz bem para a criança

Cito aqui um trecho do post da Pat Marinho, com o qual eu concordo: “Bom, primeiro deixa eu dizer que acredito e defendo a rotina para as crianças, especialmente as pequenas, de 0 a 3 anos. Eu li bastante sobre o assunto e depois pude comprovar com a minha experiência como mãe de duas filhas, que as crianças se sentem mais seguras, mais capazes de lidar com o mundo e aprender quando sabem o que vai acontecer no seu dia. Quem estabelece isso é a rotina”.

Eu também acredito e defendo que a rotina traz segurança para a criança pequena. E olha que eu sempre fui de colocar literalmente os três embaixo do braço (com ajuda de 2 slings) e sair por parques, casas de brincar, teatros e todas as atividades para bebês que eu achava interessantes.

Em casa, a rotina faz parte do momento de acordar ao dormir. Tem hora para tudo e por conta disso, quando a gente “dá uma escapada”, está tudo certo. Pode parecer contraditório, mas a rotina faz com que meus filhos se sintam confiantes para tentar algo diferente, para ousar, pois eles sabem que há um porto seguro para retornar.

Um pouco de tudo

Bebês estão aprendendo a todo instante. Mesmo quando estão “parados”, “sem fazer nada”. Por isso, sua atenção para uma determinada atividade é pequena. Eles se cansam mesmo, porque o esforço de absorver tanta coisa é alto. Eu programava brincadeiras que podiam durar 15 minutos e tudo bem.

Se o tempo estava bom, eu costumava começar o dia do lado de fora. Como a mamãe Danusa com a Júlia aí na foto. Mostrar as plantas, o céu, com calma.

Quando as crianças eram bem pequenas, só a volta no jardim já bastava. Conforme elas cresceram, aproveitava para explorar mais materiais. Sempre estando junto, por exemplo, que tal brincar com a textura de pedras, da grama ou da terra? Na foto, a Júlia e a mamãe Raquel com o Felipe brincando.

Em casa há várias opções

Em seguida, era momento de voltar para casa. Eu sempre cantava muito para eles e esta era uma brincadeira super bacana. Eu separei aqui, algumas dicas de brincadeiras que podem entrar na rotina de vocês.

A Brincadeira do Abraço – começando bem simples, sem material nenhum.

Sopro do Elefante

Sensorial antes dos seis meses

Aproveitando o que você tem em casa para compor a rotina.

Uma coisa que eu aprendi e não esqueço é que a memória dos bebês estão em formação. Por conta disso, repetir uma brincadeira todos os dias ou a cada dois dias não tem o menor problema. Ou seja, na rotina você não precisa de um arsenal de brincadeiras.

Variando o dia a dia

Os materiais de brincar entram naqueles momentos de variar a rotina do seu bebê.

Você pode, por exemplo, deixar materiais variados, como os da foto acima, e prender um papel adesivo numa porta de vidro, deixando que seu bebê defina como quer colar cada material.

Outros posts com dicas de brincadeiras diferentes que você deixa na manga para surpreender seu bebê:

Caixinha surpresa para a coordenação motora

Jogo de identificar as cores

Monte um circuito de brincar para seu bebê

Com estas dicas aqui, você consegue montar uma rotina de brincadeiras para o dia a dia com seu bebê ficar mais tranquilo. Lembre-se sempre de observar seu filho. Se ele começar a olhar para o lado oposto da brincadeira, bocejar ou agitar muito braços e pernas, dê um tempo. Estes são sinais de cansaço. Bebês precisam de tempo sem fazer nada para absorver tudo o que viram e aprenderam.

Aproveitando que estamos falando de rotina, temos um e-book gratuito com as dicas de como montar uma área de brincar para seu bebê. É só clicar na imagem abaixo. Aproveite!

Acesse aqui

Ebook area de brincar_1

2 Comments

Comente
  1. 1
    Debora Maida Ferreira Alencar

    Rotina aqui sempre foi algo muito natural, mas agora queria fazer um quadro simples. Algo fisico para a nova fase dela. Minha filha esta com 1a9m e queria muita encontrar um jeito de montar uma rotina fisica, algo que fizessemos juntos em família e que ela possa acessar para perceber o que já fez no dia e o q vamos fazer, vocês têm alguma dica? O que incluir no quadro? Como compor esse quadro? Como enfeitar pra q ela entenda já que ainda não lê?. Ficaria muito feliz se pudessem ajudar de qualquer forma. Muito obrigada!

    • 2
      tempojunto

      Oi, Debora, tudo bem? Realmente ter uma rotina no dia a dia das crianças ajuda à criança se sentir segura. Em geral, uma rotina escrita, como a que você está imaginando, passa a ter sentido para a criança a partir de três ou quatro anos. Antes disso, tudo é muito abstrato e a memória da criança ainda não está madura o suficiente para guardar atividades em sequência de um dia todo. Não que você não possa criar um quadro assim, mas para sua filha será mais uma brincadeira de imagens soltas, do que algo organizado. Mesmo em escolas de educação infantil, a criação dos quadros de rotinas acontece quando as crianças já estão com 30 meses ou mais.
      Em todo caso, neste post aqui https://www.tempojunto.com/2018/04/12/mostrar-a-rotina-das-criancas-na-forma-de-brincadeira-deixa-tudo-mais-simples/ você vai encontrar dicas para ajudar. Beijo :)

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.