As melhores brincadeiras para crianças de 5 a 7 anos – retrospectiva 2018


Como não poderia deixar de ser, temos a nossa retrospectiva. Vamos deixar reunido para você as melhores brincadeiras para crianças de 5 a 7 anos que fizemos em 2018.

Nesta etapa, as crianças estão prontas o tempo todo para novas descobertas. Incentivá-los a buscar soluções para brincadeiras e jogos é um ótimo exercício. Também nesta fase, as crianças esperam o reconhecimento dos adultos para suas conquistas. Então, espere muito “mãe, olha isso”; “pai veja o que eu fiz”.

Esta atenção é importante para dar segurança às crianças. Assim, elas se tornam mais auto-confiantes para seguir explorando.

Em geral, nesta fase também aumentam as brincadeiras de movimento. Pular, correr, correr, correr…ufa! Você não precisa correr junto kkkk. Mas sugerir brincadeiras mais agitadas é ótimo para continuar desenvolvendo a coordenação e gastar bastante energia! Por conta disso, é comum também que nesta fase, entre 5 e 7 anos, as crianças queriam brincar de várias coisas ao mesmo tempo, ou mudem rapidamente de uma brincadeira para outra.

Brincadeiras e frustrações

E quem acompanha tudo isso? Ora, os amiguinhos. Esta também é a fase em que seus filhos irão brincar mais com os amigos propriamente ditos. Esta troca é muito importante para a construção das relações sociais.

Sem medo de bagunça, permita que seus filhos aprendam a fazer coisas, fazendo! E aproveite para estar com ele em momentos de brincadeiras que podem gerar frustrações, como jogos de tabuleiro. Mas não é para evitar a frustração de perder. É para ajudar seu filho a lidar com estas emoções e saber expressá-las de uma maneira tranquila.

Mágica do Canudo

Na linha do “olha o que eu sei fazer”, truques simples de mágica são ótimos para passar o tempo. Quando forem mais velhos, dá para explicar com ciência o que acontece.

Dobradura simples

Dobraduras e origamis, além de serem ótimos para a coordenação motora fina, são atividades que estimulam a paciência e concentração.

Hóquei de bexiga

Além de brinquedo caseiro, este hóquei com bexiga é super animado. Dá para jogar com duas ou mais pessoas.

Gincana de roupas

Mais uma brincadeira animada para um dia que precisamos ficar dentro de casa com as crianças. Por aqui foi uma diversão que repetimos várias vezes. Está entre as top melhores brincadeiras para crianças de 5 a 7 anos.

Auto-retrato

Um jeito legal de as crianças tomarem consciência sobre si mesmas é “se enxergando”. Entre 5 e 7 anos, consolida-se um pouco mais a visão física de si mesmo. E esta brincadeira de desenho a partir da fotografia é um ótimo ponto de partida para você mostrar a seu filho como ele é lindo. Do jeitinho que é.

Vídeo game como aliado

E quando o vídeo game entrar na brincadeira, que tal aproveitar para brincar junto? Desta forma, a tecnologia vira um aliado, em lugar de ser um “vilão a ser combatido”.

Desenho com pó de lápis de cor

Dica de uma de nossas leitoras para entrar no mundo da fantasia com o desenho.

Para completar, eu deixo este post aqui que mostra o processo de aprender a resolver problemas que as crianças desenvolvem pela brincadeira. Nele eu revelo qual é o papel do adulto para apoiar este processo e ajudar seu filho a se preparar para os desafios do futuro.

Então, espero que você aproveite esta retrospectiva com brincadeiras para crianças de 5 a 7 anos, e use e abuse das nossas dicas para brincar ainda mais com seu filho neste ano. Tem muitas outras sugestões de brincar no nosso site. Dá uma explorada que você irá gostar com certeza. E, caso você prefira, pode receber nossas sugestões por e-mail semanalmente. Basta clicar aqui e se inscrever na nossa Newsletter Tempojunto. As dicas já vêm separadas por faixa etária e comentadas por assuntos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.