10 resoluções brincantes para seu ano


Difícil escapar destas resoluções que a gente organiza para o começo do ano, certo? Então, resolvi me jogar no senso comum e, mais uma vez publicar as sugestões de resoluções brincantes para você se inspirar.

Eu (oi, aqui é a Patcamargo) não acredito em soluções que caem instantaneamente do céu. Ao contrário, acho que nossas resoluções são fruto de ideias que ficam circulando na nossa cabeça por um tempo. Daí, elas vão tomando forma e um jeito estruturado. Então, se tornam soluções e resoluções.

Por isso, nada do que vou postar aqui é inédito. Estas dicas e sugestões já passaram por aqui. Em algum momento. Mas elas voltam, para circularem na nossa cabeça. E, quem sabe, se tornar uma super resolução.

Uma de cada vez

E eu também não acredito em assumir um milhão de coisas novas. Uma de cada vez. Um bom hábito é melhor que muitas boas intenções.

A primeira sugestão é aproveitar as férias das crianças e fazer da brincadeira juntos um momento diário. Comece nas férias e continue pelo resto do ano.

Se você nos segue, já sabe da importância da brincadeira para seus filhos. E para você também. Neste post que fizemos para a Revista Crescer, a gente explica e dá sugestões de como iniciar este bom hábito. Acesse e leia. Tenho certeza que será muito útil.

Antes que seus filhos cresçam

Sim, as crianças crescem. E por mais que eu deteste este tipo de frase, é a mais pura realidade: crescem rápido. Portanto, as próximas 4 dicas saíram de um post justamente sobre coisas para fazermos com os filhos. Antes de eles se tornarem adultos.

Faça um brinquedo caseiro juntos

São inúmeras opções. Desde mais complexas, como a girafa de rolo de papel, a cidade do equilíbrio; até os bonecos de rolo de papel higiênico, o pára-quedas e uma raquete de prato descartável. Temos uma seção inteirinha de Brinquedos Caseiros no blog. Você pode até buscar pelo tipo de material que tem em casa e garanto que algum brinquedo caseiro vai aparecer.

Correr, cantar e dançar até cansar

Eu sou fã de uma brincadeira mais agitada, tipo pega-pega, polícia e ladrão. Mas mesmo se você não curte tanto correr atrás das crianças, ao menos uma vez você precisa experimentar. Pode ser uma brincadeira de pique com regras. Mas também pode ser simplesmente correr solto pelo parque, numa estradinha de terra sem movimento, na praça. Daquelas corridas que tiram o fôlego e a gente fica arfando no final.

A descarga de adrenalina e depois a sensação de “ufa!” é muito gostosa.

10 atividades que estimulam a prática de esporte - pique pega

Aproveite para juntar a esta dica, cantar muito e muito alto as músicas preferidas e soltar o corpo para dançar!!

Pregar uma peça em alguém

Entre as resoluções brincantes, de vez em quando, uma boa molecagem faz um bem danado! E quando eu digo “boa”, quero dizer nos dois sentidos: que seja bem feita e que seja sem malícia, sem maldade e sem grandes conseqüências. Dar um susto no papai, contar uma história de mentiroso bem escabrosa para a vovó, comer doce escondido na geladeira, desenhar no tampo embaixo da mesa de jantar, ligar pro primo e fazer “tu,tu,tu”, quando ele atender. No blog tem uma pegadinha destas no post sobre a mistura química de bala e refrigerante para criar uma explosão.

E a foto abaixo é de uma aranha de garrafa pet que as crianças fizeram e quiseram colocar na porta para assustar o pai, quando ele chegasse em casa. No primeiro dia, não aconteceu nada. No segundo, ele estava esperto. Mas no terceiro….ah, no terceiro ele tomou o susto com a aranha caindo na cabeça.

Brincadeiras para antes que eles cresçam - aranha de garrafa pet

Pintar as mãos, pés, rosto, o corpo todo

A Potcho, minha filha mais nova, é particularmente profícua neste tipo de brincadeira. Quase sempre que ela começa a pintar, seja no papel, no vidro ou em qualquer outro lugar, em minutos ela já está pintando também braços, pernas, o pé e por aí vai. Ela é meu extremo, mas todos gostam de vez em quando de brincar com tinta no rosto, canetinha na unha, ou corante de alimentos na pele.

Usando produtos que atóxicos e testando antes na pele dos seus filhos, dá para se divertir à beça e é uma lembrança de um tempo super feliz entre vocês.

Brincadeiras para antes que eles cresçam - henrique e pat com a cara pintada

E as 5 últimas dicas vieram das nossas resoluções de anos anteriores aqui no blog.

Ter mais noites de jogos em família

Não ter medo de se sujar

Rir muito, porque rir é bom

Viver grandes aventuras no mundo da imaginação

Experimentar coisas novas

Espero que você consiga incorporar ao menos uma destas sugestões de resoluções no seu ano. As outras, bom. Deixe-as circulando na sua cabeça. Com tempo, elas serão parte de grandes soluções para sua vida e de seus filhos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.