10 brincadeiras para estimular o desenvolvimento do seu filho


A ciência já nos mostrou que o desenvolvimento do cérebro é fundamental para a nossa saúde, mas você sabia que quando nascemos ele não está 100% pronto? Na Primeira Infância, período de vai do nascimento aos 6 anos, acontecem de 700 a mil sinapses por segundo no cérebro das crianças. Aliás, 90% de todas as conexões neurais acontecem nesse período. Então, fica claro que o cérebro ainda está em formação, mesmo após o nosso nascimento. 

Por isso, é importante que, como pais, educadores ou responsáveis pelas crianças, nós estejamos atentos para o desenvolvimento do cérebro. Ah, mas preciso virar um neurocientista para isso? Não! Tem um jeito simples e divertido de estimular o desenvolvimento dos nossos filhos. E é por meio do BRINCAR! Isso mesmo, brincando. Por isso, temos aqui 10 brincadeiras para estimular o desenvolvimento do seu filho. Assim, com dicas práticas e divertidas, você pode estimular as crianças, sem estresse e sem ficar comparando com outras crianças, ok? Bóra conferir as dicas?

01 – Como ensinar as crianças a controlar as emoções

Você já ouviu falar em funções executivas? Se ainda não ouviu, clique aqui para ver um post que a Patricia Marinho escreveu detalhando o que são as funções executivas e como é importante aprender mais sobre esse tema. Para adiantar, as funções executivas se dividem em 3 dimensões: Memória de trabalho, Flexibilidade cognitiva e Controle inibitório.

Controlar as emoções faz parte da dimensão do controle inibitório e tem brincadeiras muito simples e fáceis que podem ajudar as crianças a desenvolver esse controle. Uma delas é a brincadeira de tirar selfies. Isso mesmo! Aliando a tecnologia com a brincadeiras, você brinca com seus filhos e ainda ajuda a promover o seu desenvolvimento. Clique aqui para ver a nossa primeira dicas entre as 10 brincadeiras para estimular o desenvolvimento do seu filho.

02 – Desenho cego é uma forma de criar a partir das memórias das crianças

Aproveitando que falamos de funções executivas, a nossa segunda dica entre as 10 brincadeiras para estimular o desenvolvimento do seu filho é sobre como brincar ajudando a trabalhar a memória. Sim, pois lembra que uma das dimensões é a memória de trabalho? Então, precisamos e podemos trabalhar pelo desenvolvimento da memória desde que as crianças são pequenas e por meio do brincar. De um jeito divertido e simples, como a gente gosta, a Patricia Camargo nos ensina neste post aqui uma brincadeira para isso.

03 – Como seu filho aprende a resolver problemas pela brincadeira

Bom, já que mostramos duas das três dimensões das funções executivas, não vamos deixar uma para trás, certo? Vamos agora dar uma dica de brincadeira para estimular o desenvolvimento do seu filho relacionada a flexibilidade cognitiva. Se você ainda não leu sobre o que é essa dimensão, clique aqui. ou, resumidamente, a flexibilidade cognitiva é a capacidade de mudar de rota quando algo que planejamos não sai como esperamos. Então, uma das maneiras de aprender a desenvolver essa habilidade é por meio de brincadeiras que ajudam na resolução de problemas. Por isso, a Patricia Camargo escreveu este post aqui. Como ela nos mostra, às vezes nossos filhos criam soluções brilhantes e criativas durante a brincadeira e a gente não percebe o quanto de raciocínio e criatividade eles estão desenvolvendo assim. E o quanto estão se desenvolvendo!

04  – O cesto dos tesouros e as brincadeiras sensoriais para o bebê de 0 a 6 meses

Você já ouviu sobre o cesto dos tesouros? É uma brincadeira tão simples que você pode fazer com o bebê e sem gastar rios de dinheiro, pois dá para fazer só com o que tem em casa. Neste post aqui, a Patricia Marinho explica o que são os cestos e como montá-los. Mesmo sendo simples, a brincadeira proporciona uma experiência de descoberta usando a visão, o tato e o paladar dos bebês. No post, ela mostra como fez essa brincadeira com a Gabi, sua filha mais nova que, na época, tinha 6 meses.

05 – Brincar de alcançar os objetos estimula vários aspectos do bebê

Mais uma brincadeira para te ajudar a estimular o bebê e contribuir para o seu desenvolvimento. Dessa vez, como a Patricia Camargo mostra neste post aqui, você só vai precisar de alguns brinquedos e fita crepe. Uma brincadeira simples que vai  estimular várias coisas ao mesmo tempo. Tem incentivo para engatinhar, alongar para alcançar, estimular a força das mãos e dedos para pegar os brinquedos.  Muita coisa e brincando!

06 – Atividade de coordenação motora fina com lousa e giz

Nós temos vários músculos bem pequenos nas mãos que são muito importantes para desenvolver a coordenação motora fina. Aquela coordenação necessária para a criança se alimentar sozinha ou escrever. Tem várias brincadeiras para ajudar nesse desenvolvimento aqui neste post 10 brincadeiras para estimular a coordenação motora fina. Porém, neste post aqui queremos destacar essa brincadeira simples e diferente que só precisa de lousa e giz para acontecer.

07 – Atividade de coordenação motora grossa com números

Já falamos sobre a coordenação motora fina na nossa sexta dica entre as 10 brincadeiras para estimular o desenvolvimento do seu filho. Agora, é a vez da coordenação motora grossa, aquela que trabalha com os grandes membros do corpo, como braços e pernas. Nessa brincadeira, que a Patricia Marinho fez com a Gabi, sua filha mais nova, ela trabalhou a coordenação e, de quebra, ajudou a desenvolver também o raciocínio lógico. Clique aqui para ver.

08 – Livros e música para desenvolver a linguagem

Uma brincadeira muito simples, mas que ajuda muito a desenvolver a linguagem das crianças,  é simplesmente ler histórias para elas. Porém, neste post aqui, a Patricia Marinho nos mostra um jeito diferente de unir a leitura com a brincadeira e a música. Afinal, se livros e música combinam tanto, que tal usar a combinação numa brincadeira para desenvolver a linguagem? Clique aqui para ver como fazer.

09 – Música e cores no xilofone estimula a criatividade e a sensibilidade musical

Aproveitando que falamos de música na brincadeira anterior, temos aqui mais uma “dica musical’ que vai ajudar a desenvolver a criatividade nas crianças. Sempre de um jeito divertido e inovador! Então, que tal dar uma olhada neste post aqui que a Patricia Camargo escreveu ensinando a fazer um xilofone. Essa é uma brincadeira diferente que chama a atenção das crianças e, no final do post, você vai ver que rolou até uma mistura científica com as cores.

10 – Um jogo de raciocínio super portátil para qualquer idade

Você já ouviu falar no jogo Pong hau k’i?  Esse é um jogo de tabuleiro tradicional chinês que, como a Patricia Camargo mostra neste post aqui, você pode fazer em casa mesmo e levar para qualquer lugar. Com o jogo, as crianças praticam o raciocínio, a habilidade de encontrar soluções.  Além disso, como as regras são simples, crianças a partir de 4 ou 5 anos já podem experimentar.

No começo do nosso post, na primeira sugestão, falamos sobre como ensinar as crianças a controlar as emoções. Por isso, queremos destacar também que uma dica simples para ensinar as crianças a lidar com as emoções.  A dica é: CONVERSAR. Sim, isso mesmo. Aproveitar as brincadeiras e os momentos em que estamos com as crianças para começar uma conversa.

Porém, sabemos que conversar com os filhos pode ser um desafio. Seja porque eles ainda estão na fase de aprender a se comunicar com frases, seja porque ele nos responde monossilabicamente com um “foi legal”, ou “gostei” ou “tudo bem” ou “humhum”. Por isso, preparamos um material com uma lista de assuntos para conversar com as crianças de um jeito mais leve e divertido. Assuntos que podem te ajudar a ir além do “monólogo”. O material é em PDF, totalmente gratuito e para receber é só clicar aqui. 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.