As 10 melhores atividades de arte para crianças de 10 anos ou mais


Depois do post as 10 melhores brincadeiras para crianças de 10 anos ou mais, não podia deixar de fazer um post com a relação das melhores atividades de arte para crianças de 10 anos ou mais. Todas foram feitas por mim em pela Carol, em 2017, quando ela tinha entre 10 e 11 anos. E são mais uma prova de que, com estímulo correto, as crianças grandes brincam, e muito!

1. Criar brinquedos de sucata

Uma atividade muito legal para fazer com as crianças é reunir sucata para transformar em brinquedos. Aí na foto tem o Castelo de Sucata que eu fiz com a Carol e que a Gabi amou. Não precisa ser muito habilidoso porque não precisa ficar perfeito. Cada criança pode fazer o seu brinquedo do seu jeito e o ideal é deixar elas inventarem sozinhas o que fazer.

2. Mandala de arroz colorido

Sabia que se você jogar corante de alimentos no arroz ele vai ficar colorido? Depois dá para usar o material para fazer colagem, como essa mandala aí da foto.

3. Desenhar de jeito diferente

Com 10 anos a criança já tem a coordenação motora fina bem desenvolvida e pode ser desafiada a colocar sua habilidade em prática. Uma maneira de fazer isso é desenhar de jeitos diferentes, como por exemplo de olho fechado, com a mão trocada ou sem tirar o lápis do papel.

4. Arte no papelão

Às vezes, tudo o que as crianças precisam é de um empurrãozinho. E dos materiais de artes certos em casa. Bastou eu apresentar um papelão gigante para a Carol que ela resolveu fazer um tapete mágico. Não é genial? E não ficou lindo o tapete dela?

5. Pintura com o nariz

Falei em jeito diferente de desenhar, né? E o jeito diferente de pintar que a Carol inventou? Com o nariz! Foi ótimo porque a Gabi entrou na onda e virou uma farra entre irmãs no box do banheiro .

6. Colagem com folhas de árvores

Se você tem um jardim em casa ou gosta de ir no parque, pode fazer como eu e brincar de coletar folhas no chão. Chegando em casa, as folhas viram material para uma colagem.

7. Pintura com água

Nem só de tinta vive a pintura. Você pode aproveitar um dia de calor e fazer uma pintura com água e ainda aproveitar para ensinar um pouco de história da arte para as crianças, mostrando o estilo de pintura de Jackson Pollock.

8. Mona Lisa divertida

Uma intervenção artística é quando a gente pega um quadro famoso e faz alguma alteração, criando uma nova obra. Aqui em casa a gente resolveu fazer uma intervenção na Mona Lisa. Olha só o que saiu! Você só precisa procurar a imagem de um quadro na internet, imprimir e deixar alguns materiais para a criança colocar a criatividade em ação.

9. Desenho secreto

Está vendo as linhas brancas que formam o desenho do vaso com flores? Eu usei vela para fazer o desenho no papel branco. Foi preciso pintar com a tinta aquarela para que o desenho fosse revelado. Você pode usar a mesma técnica para mandar uma mensagem secreta para as crianças.

10. Pintura com limão

Mais um jeito diferente de pintar, usando limão no lugar de tinta.

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.