10 brincadeiras divertidas com música


Nós amamos brincadeiras com arte, com música, com tudo! Dessa vez, atendendo aos pedidos de vocês,  vamos focar em 10 brincadeiras divertidas com música. Sim, nós lemos e respondemos os comentários nas nossas redes sociais e pelo e-mail do Tempojunto.  Prepare a voz, junte as crianças e bóra brincar?

Ah! Para aprender nossas 10 brincadeiras divertidas com música você assistir ao vídeo aqui ou ler as explicações no post. Então, escolha sua opção e solte a voz com as crianças!

01 – Música e gestos

No vídeo, a Patricia Camargo mostra um brincadeira divertidas com música “aunicuniti”. A ideia é unir a música com o movimentos dos dedos. Parece fácil, mas pode ser um desafio divertido para brincar com as crianças. Outra opção de brincadeiras divertidas com música e gestos é “Iapo”. A própria Pat publicou um post com essa brincadeira aqui no site e mostrou suas filhas cantando e gesticulando. Como ela mostra, você pode variar o ritmo, mas não pode errar o gesto. Dá uma olhada aqui.

02 – Descubra a música murmurando

Prepara-se para aprender essa brincadeira divertidas com música vendo um vídeo muito fofo da Gabi, filha mais nova da Patricia Marinho murmurando a música Tempo de Alegria, da Ivete Sangalo. No vídeo, a Pati também explica como a música ajuda a desenvolver o cérebro das crianças e mostra a brincadeira feita em família, o que também é tão bom!

Faz você em casa também e depois conta para gente aqui nos comentários! Aliás, deixe o celular pronto para gravar, pois tenho certeza que será um linda recordação para você.

03 – Tirando palavras da música

A ideia aqui começar cantando a música inteira com seu filho. Em seguida, escolhem uma palavra para sair fora da música. Então, cantam novamente, mas no lugar da palavra escolhida ninguém pode dizer nada. A Patricia Camargo fez essa brincadeiras com suas filhas com a música Meu Chapéu. Dá uma olhada aqui para ver direitinho como fazer essa brincadeira divertida com música. E, bóra soltar a voz!!

04 – Qual é a música com palavras

Essa brincadeira é bem simples: você fala uma palavra e as crianças e adultos precisam cantar uma música com essa palavra. Na casa da Patricia Marinho, eles até tem uma variação dessa brincadeira: ao invés da palavra, elas falam um sílaba e aí tem que inventar uma música com essa sílaba. Essa é uma ótima brincadeira para fazer quando vocês estão no carro, na sala de espera do médico e até na mesa, na hora do almoço ou jantar.

Aliás, se você está precisando de inspiração para aprender algumas músicas infantis, clique aqui para ler o post com 15 dicas de músicas super legais. O post foi escrito pela Patricia Camargo para celebrar o Dia das Crianças, mas música é bom para todos os dias, não é?

05 – Fazer uma paródia

Essa é uma brincadeira para as crianças mais velhas e é super legal. Aliás, parodiar é o exercício de criar uma nova poesia ou música sobre algo que já existe. E, além de divertida, essa brincadeira ajuda a estimular a linguagem das crianças. Neste post aqui, a Patricia Camargo mostra a brincadeira que fez com suas filhas e tem até um paródia que elas fizeram da música Ouvi Dizer da banda Melim, Clique aqui para ver o post e aproveite mais essa das nossas 10 brincadeiras divertidas com música =)

06 – Ciranda (ainda lembra tradições e outras culturas)

Uma das cirandas mais tradicionais e conhecidas é aquela que tem na letra o próprio nome dessa cantiga de roda: Ciranda, cirandinha. Vamos todos cirandar! Vamos dar a meia volta. Volta e meia vamos dar! Lembrou da sua infância?

As cantigas de roda, ou cirandas, são simples, divertidas e ensinam as novas gerações uma parte do nosso folclore. Mas são tão importantes para fortalecimento do vínculo entre pais e filhos e para a tradição oral! Então, confira aqui neste post ou exemplo de ciranda, desta vez com a música do peixe vivo. Já chame as crianças, dêem as mãos e bóra brincar e cantar.

07 – Música de repetição

Essa brincadeira é tão simples como o nome já diz. Você canta uma música e a criança precisa repetir exatamente o que você cantou. Lembre-se apenas que com as crianças menores você começa cantando pequenos trechos, ok? Essa brincadeira treina a memória das crianças e também é ótima para aqueles momentos de trânsito e de espera. Aliás, se você quiser aumentar seu repertório e aprender algumas músicas, temos este post aqui cheio de ideias!

08 – Tarefas musicais

Você já deve conhecer essa brincadeira! São aquelas músicas que passam uma tarefa para a outra pessoa. Como o Pão na Casa do João. Lembra dessa?

“A Maria pegou pão na casa do João (bis)
Quem, eu? eu não! Então quem foi ? Foi o…”

A Patricia Camargo mostra como brincar neste post aqui, que ainda inclui outras brincadeiras. Ah, uma dica, como a brincadeira trabalha repetição de palavras, pode ser inserida com crianças a partir de três anos de idade. Bóra, brincar?

09 – Músicas de memorização

Essa brincadeira é quando você vai acrescentando frases na música, e a criança que vai cantar precisa lembrar de tudo o que você disse. No vídeo, a Patricia Camargo explica direitinho como brincar. Mas tem também este post aqui, que é um show de fofura com as filhas da Pat cantando e brincando de músicas de memorização.

10 – Música das vogais

Será que é simples? Olha, não é tão simples, mas que é divertido, é! A ideia mudar as vogais das palavras, a cada vez que a música reinicia, faz com que a gente tenha que  pensar na palavra e no som de cada sílaba. Você já tentou?

Para saber direitinho como fazer é só clicar aqui para ver a Patricia Camargo brincando com as meninas. E, já aviso, tem mais show de fofura em um áudio com elas cantando. 

Gostou das nossas 10 brincadeiras divertidas com música? E para continuar recebendo as informações e sugestões do Tempojunto para ter um tempo de mais qualidade – e super divertido – com seu filho, inscreva-se na nossa Newsletter. É gratuita e semanalmente você recebe um e-mail com nossas novidades.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.