Brincadeiras para enfrentar filas com as crianças


Ninguém fica feliz de encarar uma fila, mesmo que seja para algo muito legal no final. E com crianças, então, pode ser uma atividade hercúlea, que exige muita paciência e tolerância dos pais.

Mas dá para aliviar um pouco o estresse da espera; e enfrentar filas pode ser um ótimo momento de brincar.

A primeira coisa que você precisa saber é que não precisa de brinquedo para brincar. Aliás, tem uma enormidade de brincadeiras que são feitas só usando partes do corpo.

A segunda dica é aproveitar os objetos que estão à sua volta. Às vezes tem uma árvore; outras vezes vocês podem imaginar histórias a partir das pessoas que estão na fila; às vezes você tem na bolsa um papel que possa ser amassado para virar uma bolinha.

A terceira e, talvez, mais importante sugestão é: não tenha constrangimento de brincar com seu filho na frente dos outros. Na verdade, você pode prestar um enorme serviço para as pessoas se mostrar a elas como elas também podem ajudar a diminuir a “chatice” da fila. Recentemente, eu fui com meus filhos sozinha ao Catavento, um Museu de Ciêcncias super lúdico aqui em São Paulo. Mas para algumas atividades é preciso retirar senha e a fila estava com 40 minutos de espera. Nós começamos a brincar. Recebemos aqueles olhares de “que gente louca!”; “o que eles estão fazendo?”. Mas quando os pais perceberam que meus filhos estavam animados e não reclamavam da espera, discretamente eles também começaram a brincar. Logo, havia mais pais rindo e brincando do que pais e filhos brigando por conta da longa espera.

Sugestões para enfrentar filas

Então vamos falar de brincadeiras que você pode fazer nas filas com seus filhos.

Brincadeiras de bate-mão. Já brincou de guerra de polegar? Além de fácil de ser feita em qualquer lugar, estas brincadeiras de bate-mão ajudam a desenvolver a coordenação das crianças.

No nosso canal do Youtube tem uma playlist com 10 outras brincadeiras de bate-mão. Playlist no Youtube

Já fez caretas? Ou brincou de tentar erguer uma sobrancelha? Piscar o olho sem “espremer”o rosto? E que tal brincar de adivinhar que palavra seu filho esta falando, apenas olhando o movimento dos lábios? Estas brincadeiras ainda estimulam a linguagem e a fonética das crianças

E simplesmente girar os pés? Ficar na ponta? Neste post aqui, a Patricia Marinho ainda explica um pouco mais sobre usar o corpo e os objetos ao seu redor para brincar e enfrentar filas com as crianças.

Usando as palavras e travadinhas

“Um prato de trigo para um tigre”; “O peito do pé do Pedro é preto”. Já brincou de travadinhas? São ótimas para praticar a dicção e que lugar melhor que a fila para fazer isso e matar o tempo?

E brincar de “sim-não”? Sabe como é? Você faz uma pergunta, e a pessoa não pode dizer nem “sim”, nem “não” como resposta. Eu dou dicas de perguntas para várias idades neste post aqui.

Também dá para fazer um “Eu espio”.

E que tal misturar batidas de pé e mão para uma brincadeira de coordenação geral? Você pode dar o ritmo e deixar as crianças fazerem seu show!

Ok também para os eletrônicos

Se depois de todas estas brincadeiras, você ainda está na fila (aliás, prá quê mesmo que você pegou uma fila tão gigante assim?), você pode também usar os aplicativos do seu celular. Mas um detalhe: não vale deixar o celular com seu filho para ele jogar sozinho, enquanto você está em outro olhando suas redes sociais. Escolha um jogo que vocês curtam juntos. No mínimo que você possa observar e incentivar as conquistas do seu filho. Aproveite este tempo de fila para se aproximar dele.

Se os aplicativos são sua opção, aqui vão dicas para o primeiro aplicativo das crianças e os aplicativos mais legais que você irá usar com seus filhos.

Eu espero que este post te ajude nos momentos de enfrentar filas com seus filhos. E se você curtiu, volte mais vezes. Tem post novo aqui todos os dias para te ajudar a passar o melhor tempo possível com seus filhos. Se você preferir, pode se inscrever gratuitamente na nossa Newsletter. Você passará a receber uma vez por semana (e só uma) as nossas novidades e os posts que publicamos aqui, separados por idade e tema, para você consultar quando quiser.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.