10 ideias para brincar quando você está sem tempo


Dar dicas de atividades rapidinhas é um tema recorrente aqui no Tempojunto. Afinal, a gente sabe que a falta de tempo é um problema comum nos dias de hoje, mesmo para quem pode e consegue priorizar os filhos. Por isso resolvi fazer um post de inspiração para o final de semana com um compilado de 10 ideias para brincar quando você está sem tempo. São todas brincadeiras que você faz em, no máximo, 10 minutinhos.

Para crianças pequenas

1. Brincar de movimento

Reúna as crianças e os seus brinquedos e façam uma aula de movimento para os(as) bonecos (as). Olha a Gabi ensinando a Violeta a dar cambalhota!

Aula de movimento para os brinquedos - gabi ensinando a violeta a dar cambalhota

2. Historinhas e música no carro

A brincadeira consiste em ler um livro ou revista, identificar alguma imagem relevante, como a de um animal, e pedir para a criança cantar alguma música com aquela palavra. O ideal é ter livros com um vocabulário se que seja próximo do universo musical da criança. Algo que tenha fotos de bichos, por exemplo. No vídeo eu explico melhor como funciona.

3. Brincar durante o passeio na rua

A melhor coisa para quem não tem tempo é aproveitar o tempo junto para brincar. O post Quando o passeio na rua vira uma grande brincadeira é um grande exemplo disso. Um dia é brincar de Eu espio com os meus olhinhos.

Quando o passeio na rua vira uma grande brincadeira - gabi apontando a grama

4. Brincadeiras de bate-mão.

Além das ideias que estão no post 10 brincadeiras com as mãos, que eu fiz com a Carol, a @patcamargo ensinou mais duas brincadeiras, perfeitas para crianças de 5 ou 6 anos.

5.Equilíbrio na cabeça

Essa é outra que é super fácil de fazer e que é ótima para a coordenação motora e o equilíbrio das crianças. Vale usar bolinha de papel, livro, peça de lego, o que houver por perto para ver quem consegue equilibrar. Primeiro parado e depois andando.

brincadeira-para-quem-tem-10-minutinhos-com-uma-folha-de-guardanapo-larissa-e-sofia-equilibrando

Para crianças grandes

6. Derrubar o dominó

Essa é de quando eu era criança e trouxe para a minha vida com as meninas: fazer fileira para derrubar o dominó. Quanto mais complicado o desenho, melhor!

Qual foi a última fila de dominó que você fez para derrubar - carol derrubando a fila

7.  Código secreto

Agora os 10 minutinhos vão servir para desenvolver o raciocínio lógico das crianças com um jogo que dá para fazer em qualquer lugar onde você tenha lápis e papel à sua disposição.  No post original a gente explica direitinho como jogar.

Codigo secreto - close do codigo

8.  Jogo de dados: As séries

Outro jogo fácil, fácil que pode ir com você na bolsa. O jogo chama-se As Séries e consiste num desafio que usa 5 dados. As regras do jogo estão explicadas no post Mais uma dica de jogos de dados para crianças.

Mais uma dica de jogos de dados para crianças - dados juntos

9. Pintura com limão

Também dá para fazer uma arte diferente e rapidinha, usando limão no lugar da tinta, quando tudo o que você tem são 10 minutinhos. Aprenda a fazer aqui.

Pintura com limao - amiga da carol mostrando o desenho

10. Equilíbrio de Lego

Para terminar, uma brincadeira que é pura bobeira: quem consegue equilibrar mais peças de lego em um palito de picolé preso na boca?

Brincadeira de um minuto para fazer com as criancas - carol com duas peças

Para quem se interessou pelo tema, vale a pena dar uma olhada também no post 10 brincadeiras rapidinhas para fazer com os filhos em qualquer lugar.

Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

5 Comments

Comente
  1. 1
    Rafael

    Adorei as ideias, realmente dá pra se divertir mesmo com pouco tempo e poucos materiais, basta ter um pouco de vontade ;-)

  2. 3
    Alexandre Correia

    Muito legal parabéns ,você abriu um leque de atividades que irei por em pratica, obrigado pelas dicas muito divertidas.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.