10 top brincadeiras para crianças de 6 e 7 anos


Desde o ano passado estamos publicando aqui no Tempojunto as melhores brincadeiras de acordo com a faixa etária. Publicamos o conteúdo no site e também por meio de vídeos no YouTube. Então, agora chegou a vez das 10 top brincadeiras para crianças de 6 e 7 anos. Então, bóra curtir essas brincadeiras naquela fase em que as crianças estão cheias de energia e amam um desafio?

01 – Pintura com stencil

Crianças gostam de pintura e ainda mais quando pode ser feita de um jeito diferente A arte com stencil é assim, uma ideia criativa para pintar usando materiais simples como esponja, papel e um stencil que você mesmo pode fazer. Dá uma olhada neste post aqui que a Pat Camargo explica tudo com detalhes.

02 – Arte de fogos de artifício

Quem nos acompanha aqui no Tempojunto já sabe que nós amamos reaproveitar materiais. Por exemplo, temos vários post com brinquedos feitos a partir do rolinho de papel higiênico. Aliás, esse é o material que vamos usar para essa brincadeira aqui! É só clicar aqui para ver o post da Pat Camargo em que ela explica direitinho como fazer e mostra as fotos da brincadeira que ela fez com filhos.

Ah! No vídeo das 10 top brincadeiras para crianças de 6 e 7 anos a Pat faz uma pergunta super importante! Por acaso, você tem problemas com a bagunça das brincadeiras das crianças? Se sim, temos um vídeo aqui para você explicando como lidar com a bagunça e como ela é importante é faz parte das brincadeiras.

03 – Mágica do canudo

Uma boa brincadeira para fazer em qualquer lugar! Basta um copo com suco ou água e um canudo. Aliás, sabemos que o canudo é prático, mas ele não é muito bom para o meio ambiente, não é? Então, de preferência, brinque com um canudo de bambu ou alumínio, aqueles que você pode reaproveitar. Assim, você e as crianças brincam e ainda ajudam nosso meio ambiente. Olha só como faz a mágica do canudo aqui neste post.

04 – Corrida do barquinho

Essa é uma boa brincadeira para espaços pequenos e você só precisa de fita crepe e de um barquinho de papel para cada criança. É bem simples e também pode ser uma opção para uma criança ou para várias. Aliás, que tal para uma criança e um adulto? Aproveite esse tempo junto para brincar e se divertir.

05 – Jogo da velha

Nada mais simples e desafiador ainda mais nessa idade em que eles amam um desafio! Basta um papel e caneta e a brincadeira já pode começar. Uma partida só ou o melhor de várias, o importante é brincar. Veja aqui neste post o jogo da velha “tradicional” e outras variações criativas e bem legais.

06 – Origami

Você pode ensinar a criança a fazer origami ou, como a Pat Camargo fez com a sua filha, incrementar a brincadeira e unir a dobradura com a contação de histórias. Mas a história não foi a Pat que contou! Depois de fazer a dobradura, a Cururuca – como a Pat chama sua filha – usou o barquinho para contar a história do Pedro Pereira. Neste post aqui você pode entender melhor como foi a brincadeira e ainda assistir o vídeo super fofo com a contação de história.

07 – Colorir o cabelo do careca

Colorir com lápis ou giz de cera? Não!!! Aqui, um jeito diferente de pintar que é bem divertido e surpreendente. Quer ver como é? Clique aqui e veja que brincadeira mais gostosa de fazer.

08 – Tapete do avesso

Lembra que falamos que crianças dessa idade amam um desafio? Então, aqui a proposta da brincadeira é justamente essa: desafiá-los. Você vai precisar apenas de um plástico bem grande ou um tapete de 2m por 1m aproximadamente. Então, é só pedir para as crianças ficarem em cima do tapete e depois, sem colocar nenhuma parte do corpo fora dele, é preciso virar o tapete (ou plástico) do avesso.

Aqui no vídeo das brincadeiras, aos 6:27 a Pat Camargo explica direitinho qual é o truque para virar o tapete. Dá uma olhada no vídeo, é só clicar na imagem abaixo:

09 – Circuito ao ar livre

Apareceu um solzinho ou clima está gostoso? Então, que tal brincar ao ar livre, no quintal de casa, na pracinha ou na área externa do prédio? A sugestão é brincar de circuito que nada mais é do que começar um ciclo e recomeçar. Veja aqui neste post o circuito que a Pat Camargo montou para brincar com os filhos.

10 – Batalha naval diferente

Tem brincadeiras que nós ensinamos para as crianças, mas tem aquela que ela nos ensinam. Foi assim lá na casa da Pat Camargo quando sua filha ensinou para ela uma batalha naval matemática muito legal. O jogo, além de divertido, é legal para as crianças reconhecerem os números e começar a fazer adições. Ficou curioso? Imagine as crianças! Dá uma olhada aqui nesse post para ver como é.

Gostou das nossas dicas? Tem muito mais para outras idades também. Se quiser saber as brincadeiras para outras faixas etárias é só clicar no titulo dos posts que relacionamos aqui:

10 top brincadeiras para crianças de 4 e 5 anos

10 top brincadeiras para crianças de 2 a 3 anos

10 top brincadeiras para bebês de 12 a 18 meses

10 top brincadeiras para bebês de 6 a 12 meses

10 top brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses

Como você sabe tem muuuita brincadeira por aqui. E se você não quiser perder nenhuma dica ou as nossas novidades, inscreva-se aqui para receber toda semana – gratuitamente – a nossa newsletter.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.