10 brincadeiras para ajudar seu filho a aprender em 2021


Você sabia que é possível ensinar as crianças sobre ciências, matemática e linguagem por meio da brincadeira?  Mas, antes de começar, queremos esclarecer que a ideia aqui não é acelerar o desenvolvimento das crianças. Queremos apenas instigar uma curiosidade natural que elas têm de aprender. E se elas responderem a este estímulos e quiserem mais, ótimo! Então, bóra conferir as nossas 10 brincadeiras para ajudar seu filho a aprender em 2021?

Brincadeiras para ajudar seu filho a aprender matemática

Vamos começar com um vídeo, com muitas ideias divertidas para ajudar as crianças a terem uma percepção positiva da matemática. Tudo isso apenas propondo brincadeiras que trabalham seus conceitos. Assim, com ideias simples como, por exemplo, contando brinquedos para uma brincadeira, empilhando blocos ou encontrando uma caixa no tamanho certo para guardar as peças de um jogo, fica mais fácil e mais divertido de aprender matemática.

Agora, vamos para mais ideias!

01 –  Criar sequências: uma atividade de matemática para crianças

Você sabia que ter noção de sequências nos ajuda a entender as regularidades existentes na matemática? Sabia também que existem brincadeiras muito simples que ensinam a sequenciar? Por exemplo, essa ideia que a Patricia Marinho fez com a Gabi, fazendo com que ela pulasse na mesma direção dos sapatos. É uma brincadeira de movimento que também ajuda a desenvolver a habilidade de sequenciar. Então, como você pode ver, dá para ajudar seu filho a aprender de um jeito leve e bem divertido!

Nesse sentido, outra brincadeira que também trabalha as sequências é esta aqui, com os Legos. Nesta foto, a Gabi, está aprendendo a sequenciar de um jeito simples e divertido.

02 –  Uma brincadeira para ensinar formas geométricas para os pequenos

Como a Patricia Marinho explicou neste post aqui, as formas geométricas estão em todos os lugares. Então, se você quer ensinar sobre formas para as crianças, um das maneiras mais simples é procurá-las nos objetos da casa e nomeá-las. Por exemplo, ver círculo na luminária de teto da sala de jantar e dizer para a criança “Você viu que a luminária tem a forma de um círculo?“.

Além disso, tem uma outra ideia mais divertida e brincante. É a brincadeira que a Patricia Marinho fez com a Gabi, desenhando as formas geométrica no chão. Então, clique aqui para ver como fazer essa brincadeira.

03 – Teia com cartas para ensinar a somar e subtrair

Então… Existem muitas maneiras de aprender as  quatro operações básicas da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porém, tem uma ideia aqui que é divertida, simples, com movimento, fácil de fazer e que tenho certeza que seu filho vai amar! É a soma na teia que você pode fazer em um corredor ou usando as cadeiras da sala. Clique aqui para ver como fazer a brincadeira na sua casa.

04 –  Você conhece jogos para aprender a contar?

A brincadeira é uma maneira de fazer os princípios da matemática entrarem naturalmente na vida criança. Afinal, como já vimos nas outras ideias entre as nossas 10 brincadeiras para ajudar seu filho a aprender em 2021, você pode ensinar muitas coisas para as crianças brincando. Os jogos de contar são um exemplo. Neste post aqui, a Patricia Marinho nos mostra uma ideia de jogo que só precisa de dois potes plásticos, um punhado de grãos e um dado para a brincadeira acontecer. Clique aqui para ver como fazer.

05 – Corrida de dados

Quer mais uma brincadeira diferente para ensinar a adição? Então, prepare a impressora para imprimir essa ficha aqui, da “Corrida de dados”. E nem se preocupe em criar o material, pois nós temos ele prontinho para você no PDF 10 atividades de matemática para crianças de 6 a 9 anos. É só clicar aqui, preencher com seus dados e receber gratuitamente no seu e-mail.

Com a ficha em mãos, pegue o dados e uma canetinha colorida ou giz de cera. Distribua a ficha entre as crianças – aproveite e brinque junto com elas – e, a cada rodada, o participante joga o dado e dobra o número que tirou. Por exemplo, se tirar 6, vai considerar 12 (2×6=12). Depois, é só pintar uma casa da coluna equivalente ao número da rodada. Quem completar cada coluna primeiro, ganha um ponto e o jogo acaba quando o primeiro jogador conseguir completar todas as colunas. Ganha quem tiver mais pontos.

Brincadeiras para ajudar seu filho a aprender as letras e desenvolver a linguagem

Já demos 5 ideias para incentivar as crianças a aprender matemática e agora vamos para as brincadeiras para ajudar seu filho a aprender as letras e desenvolver a linguagem. Como fizemos antes, vamos começar com um vídeo em que a Patricia Marinho e a Patricia Camargo explicam que o aprender a ler e a escrever não começa quando a criança entra na escola, mas sim com todo convívio com a linguagem que a criança tem desde que nasce. Aproveite e assista ao vídeo para aprender brincadeiras para incentivar seu filho a ler e escrever.

Bóra conferir mais ideias simples e divertidas?

06 – Como criar uma história: atividade para crianças

Até aqui, entre as nossas 10 brincadeiras para ajudar seu filho a aprender em 2021, já temos 4 ideias relacionadas a matemática. Agora vamos falar de linguagem? Neste post aqui, com o tema “Como criar uma história: atividade para crianças”, a Patricia Marinho nos mostra como podemos ajudar o processo de desenvolvimento da linguagem e alfabetização das crianças, com ideias simples e sem necessariamente nos preocuparmos em fazer a criança aprender as letrinhas.

Bastou uma folha de papel, vários carimbos e almofadas de tinta para a Patricia incentivar a Gabi a criar suas próprias histórias. Aliás, essa capacidade de juntar elementos para construir uma narrativa coerente é uma habilidade importante para os futuros leitores e escritores que queremos que nossos filhos sejam. Então, bóra ver como fazer a brincadeira com seus filhos também?

07 – Brincadeiras para ensinar a ler e escrever com letras móveis

Em primeiro lugar, antes de contar sobre essa ideia, é muito importante deixar claro que não é tarefa dos pais alfabetizar. Esse papel cabe à escola. Nós pais podemos apenas oferecer estímulos para que as crianças se interessem pelas “letrinhas”. Dito isso, temos aqui um post com uma brincadeira que utiliza as letras móveis. Essas letras são aquelas “pecinhas” soltas, feitas de plástico, papel ou de EVA. Com elas as crianças podem criar palavras e frases, adicionando, retirando e mudando-as de lugar.

No post, a Patricia Marinho apresentou charadinhas para a Gabi que teve que pensar na solução e montar a resposta usando as letras móveis. Clique aqui para ver como fazer a brincadeira na sua casa.

08 – Bóra brincar de Bola na Letra

Nós já vimos que dá para brincar de movimento e aprender matemática ao mesmo tempo. Lembra da teia de cartas ou da sequência de sapatos? Então, será que dá para fazer o mesmo com uma brincadeira para aprender as letras? Dá sim! Olha essa ideia que a Patricia Marinho mostrou com a brincadeira de chutar as letras. Como assim? Isso mesmo, chutar as letras. Clique aqui se você ficou curiosa e quer saber como fazer essa brincadeira.

09 – Apagador de água

Uma maneira bem interessante de ensinar para as crianças o traçado das letras, é escrever com giz em uma parede de lousa e pedir para as crianças usaram um pincel com água para apagar o que está escrito. Essa brincadeira, além de ensinar sobre as letras, também trabalha  o movimento de pinça. Olha que legal! Unimos duas coisas super importantes em uma brincadeira simples e divertida! Clique aqui para ver como fazer a brincadeira com seus filhos.

10 –  Estimule a linguagem das crianças mais velhas com paródias

Tem brincadeiras para estimular a linguagem das crianças mais velhas?! Sim, claro! Tem as paródias que são versões diferentes de uma poesia ou uma letra de música. Então, em outras palavras, parodiar é o exercício de criar uma nova poesia ou música sobre algo que já existe. Neste post aqui, a Patricia Camargo comprova que criar paródias é uma brincadeira super divertida. Clique aqui para ver como ela fez a brincadeira com o Pocoyo, seu filho mais velho.

Gostou das nossas ideias? Então, aproveite e receba gratuitamente no seu email um PDF com 10 atividades de matemática para crianças de 6 a 9 anos. São atividades simples e divertidas para incentivar as crianças  aprender. Clique aqui na imagem para receber o seu PDF.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.